Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

A+ A A-

Jaime Cury recebeu o Prêmio William H. Bowen - Pesquisa em Cárie Dental Destaque

Jaime Cury recebeu o Prêmio William H. Bowen - Pesquisa em Cárie Dental

11bb60e1 a141 4db1 8660 a2f485d03cfdO professor Jaime Cury, da área de Bioquímica, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebeu o prêmio “William H. Bowen Research – Pesquisa em Cárie Dental”, edição 2019, da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR). A entrega do prêmio foi realizada nas cerimônias de abertura da 97 ª Sessão Geral e Exibição da IADR, realizada em conjunto com a 48 ª Reunião Anual da Associação Americana para Pesquisa Dental (AADR) e a 43 ª Reunião Anual da Associação Canadense para Pesquisa Dental (CADR). A Sessão Geral e Exposição IADR / AADR / CADR foi realizada no Centro de Convenções de Vancouver, em Vancouver, BC, Canadá, de 19 a 22 de junho de 2019. 

Cury é professor de Bioquímica e Cariologia na FOP, onde é docente desde 1974. Cury se formou na referida faculdade antes de obter o mestrado e doutorado em bioquímica, respectivamente na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, e na Universidade de São Paulo (USP).

Cury publicou mais de 26 capítulos de livros e 326 artigos em revistas científicas de reconhecido rigor editorial, abordando vários aspectos da pesquisa em cariologia e em particular sobre mecanismos de ação do flúor no controle da  cárie. Ele é um dos mais reconhecidos pesquisadores mundiais desses últimos 30 anos de estudos sobre os efeitos do flúor na saúde bucal.

Em 2017, o prêmio IADR Research in Dental Caries foi renomeado como William H. Bowen Research em Dental Caries Award, distinguido cientista na pesquisa de cárie. Bowen foi professor emérito do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Centro de Biologia Oral da Escola de Medicina e Odontologia da Universidade de Rochester Medical Center, Nova York, EUA. Ele foi um membro de longa data da IADR e foi o 67º presidente da IADR, o 10º presidente da AADR e serviu como tesoureiro da IADR.

img 7246“Receber esse prêmio foi uma honra muito grande para a ciência odontológica brasileira, representada pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), que é uma divisão da IADR, pois comprova que com todos os problemas do Brasil, fazemos pesquisa de qualidade que se traduz em premiações de mérito indiscutível.

Ser premiado, distinguido entre tantos outros, é o reconhecimento pelo trabalho realizado, a força-motriz que nos move espiritualmente, porque reconhecimento é o único estímulo no qual se apega quem é apaixonado por pesquisa para continuar sua vida de labor (Proper acknowledge should be done, because our paycheks will soon be spent but our work will hopefully endure for all time)!.”, conta o pesquisador.

65020df9 42e2 42df 8dd4 0460cece52b0“Esse prêmio de pesquisa em Cariologia poderia ter sido outorgado 5-10 anos antes, mas ele teve hoje um sabor especial porque desde 2017 recebe o nome de William H. Bowen, pesquisador que eu conheci aqui no Brasil em maio de 1988, quando estivemos juntos num simpósio realizado em Porto Alegre para definir o futuro da fluoretação da água no nosso país. Posteriormente, estabeleci com o Dr Bowen (Bill) um profícuo trabalho de colaboração envolvendo a formação de docentes e alunos de PG da FOP-UNICAMP.”, avalia.

“Por último, esse prêmio tem um valor maior ainda porque tem sabor verde-amarelo, é o reconhecimento de produto ‘made in Brazil’, o qual eu divido com muitos que me deram e continuam me dar suporte profissional e pessoal”.

Sobre a Associação Internacional de Pesquisa Odontológica
A Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR) é uma organização sem fins lucrativos com mais de 11.400 membros individuais em todo o mundo, dedicada a: (1) avançar na pesquisa e aumentar o conhecimento para a melhoria da saúde bucal no mundo; e representando a comunidade de pesquisa em saúde bucal, e (3) facilitando a comunicação e a aplicação dos resultados da pesquisa. 

voltar ao topo