Imprimir esta página
Terça, 10 Dezembro 2019 15:46

“RIO DE SORRISOS 2019”: projeto de extensão e social, da FOP-UNICAMP

Escrito por

O projeto “RIO DE SORRISOS”: projeto de extensão e social, da FOP-UNICAMP só existe, graças a colaboração de TODOS. O sucesso foi alcançado, sob a coordenação da Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz do Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil, junto com a comissão organizadora, junto com a Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação das cidades de Águas de Santa Bárbara e de Iaras, junto com voluntários/alunos; todos levando saúde e alegria para a população.

Buscando a aproximação de alunos de graduação e pós-graduação (Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP) com uma população em condições de vulnerabilidade social, o “Projeto Rio de Sorrisos” tem como objetivo, proporcionar a promoção e a prevenção de saúde bucal através de atividades educativas e atendimento clínico odontológico em crianças. Além disso, proporcionar momentos de recreação para as crianças de 0 a 15 anos.

Este projeto esteve presente nas cidades de Águas de Santa Bárbara no sábado dia 30/11/2019 e em Iaras no domingo dia 1/12/2019.

Participaram 70 voluntários (alunos de graduação e de pós-graduação da FOP/UNICAMP), e cerca de 500 crianças de ambas as cidades foram atendidas.

O número de participação das crianças foi este, devido à chuva forte que castigou as cidades (https://jornalsudoestepaulista.com.br/2019/11/30/chuva-castiga-aguas-de-santa-barbara/).

As atividades do “Rio de Sorrisos” consistem em um ciclo contendo quatro etapas: 1- recepção, 2- atividades educativas, 3- escovação supervisionada e exame clínico/ triagem, 4- atendimento clínico odontológico.

Profa. Dagmar relata “que este projeto proporcionou a promoção e a prevenção de saúde bucal através da aprendizagem solidária como instrumento de participação e inserção social de alunos de graduação e de pós-graduação em Odontologia.”

Profa. Dagmar destaca “que o trabalho em equipe significa agrupar um conjunto de pessoas e desenvolver determinadas ações que visam um só propósito, um só objetivo: “Rio de Sorrisos 2019”. Todos dentro da equipe são responsáveis pelas atividades exercidas. Portanto cada membro é responsável pelo sucesso de uma tarefa bem feita, e pelo sucesso deste projeto!!!!

A FOP-UNICAMP proporciona à comunidade uma série de serviços e projetos na área da saúde bucal, prestando atendimento à população nesta área e se tornando referência na formação de profissionais e no atendimento à comunidade vulnerável/carente. Agradecemos o apoio da UNICAMP- PEx - Projeto de Extensão do PROEC.

 

Galeria de Imagens