Imprimir esta página
Quarta, 14 Abril 2021 14:57

Mestranda da FOP recebe o Prêmio “MASCC/ISOO Young Investigator Award 2021”

Escrito por

imagem 4A cirurgiã-dentista Elisa Kauark Fontes, formada pela Universidade Federal da Bahia, recebeu o prêmio “Young Investigator Award 2021” da Multinational Association of Supportive Care in Cancer/International Society of Oral Oncology (MASCC/ISOO) por meio de um dos estudos clínicos resultante de sua dissertação de mestrado intitulada “Novas perspectivas para a fotobiomodulação extraoral em pacientes com câncer de boca e orofaringe” defendida no dia 12/02/2021 no âmbito Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da FOP-Unicamp (PPG-E) sob a orientação do Professor Alan Roger dos Santos Silva (Dep. de Diagnóstico Oral, FOP-Unicamp) e co-orientada pela Dra. Karina Morais Faria (ICESP-Fmusp), ambos egressos dos cursos de mestrado e doutorado do PPG-E.

O “Young Investigator Award” é organizado pela MASCC/ISOO, consórcio líder internacional no cenário da pesquisa clínica multidisciplinar em Oncologia, e premia anualmente os trabalhos de pesquisa com melhor potencial translacional e de inovação na área do suporte ao tratamento de pacientes com câncer que são submetidos ao comitê científico do grupo por pesquisadores jovens (menos de 7 anos de carreira). O trabalho premiado é intitulado “Extraoral photobiomodulation therapy for oral mucositis in oral and oropharyngeal cancer patients: interim analysis of a randomized clinical trial” e será apresentado na modalidade oral durante o Congresso da MASCC/ISOO que acontecerá entre os dias 24 e 26 de junho de 2021, excepcionalmente por meio de sessões virtuais em virtude da pandemia COVID-19.

O estudo clínico em questão ocorreu em parceira com o Serviço de Odontologia Oncológica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, coordenado pela Dra. Thaís Bianca Brandão, egressa do curso de doutorado do PPG-E, e avaliou múltiplos desfechos clínicos da fotobiomodulação extraoral aplicada para mitigar toxicidades bucais do tratamento (quimiorradioterapia) de pacientes com carcinoma espinocelular de cavidade oral e orofaringe.

Os resultados premiados internacionalmente demonstraram eficácia para uma série de desfechos primários de controle de dor e de gravidade da mucosite oral com manutenção da segurança oncológica. Adicionalmente, a técnica extraoral de fotobiomodulação, orginalmente aplicada em termos científicos nesse contexto médico, trouxe novas perspectivas para o suporte oncológico durante o desafiador cenário da pandemia COVID-19, tendo em vista o menor risco de transmissão do SARS-CoV-2 da modalidade extraoral quando comparada à técnica convencional intraoral que demanda manipulação dos tecidos bucais e saliva.

O ensaio clínico fase três base do estudo está disponível no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) e na “International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP/WHO), com o código RBR-4w4swx”, e contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) por meio dos processos número 2018/02233-6 e 2018/23479-3 nas linhas auxílio regular à pesquisa e bolsa de mestrado, outorgados ao Professor Alan com colaboração de cientistas clínicos Oncologistas e Cirurgiões-Dentistas da FOP-Unicamp, ICESP-Fmusp, LNBio-CNPEM e UFPE, além do centros norte-americanos University of Florida, Harvard School of Dental Medicine e Cedars-Sinai Medical Center, Los Angeles, CA.

Publicações relacionadas: Faria KM, Gomes-Silva W, Kauark-Fontes E, Bonfim-Alves CG, Kowalski LP, Prado-Ribeiro AC, Vechiato-Filho AJ, Lopes MA, Marta GN, de Castro G Jr, Leme AFP, Migliorati CA, Santos-Silva AR, Brandão TB. Impact of pandemic COVID-19 outbreak on oral mucositis preventive and treatment protocols: new perspectives for extraoral photobiomodulation therapy. Support Care Cancer. 2020 Oct;28(10):4545-4548. doi: 10.1007/s00520-020-05636-1.

imagem 1