Imprimir esta página
Segunda, 24 Maio 2021 17:32

Doutoranda do PPG-CO recebe prêmio da Academy of Prosthodontics dos Estados Unidos

Escrito por
Doutoranda Caroline Dini Doutoranda Caroline Dini

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Clínica Odontológica da Área de Prótese Dental – da FOP Unicamp, Caroline Dini, recebeu o prêmio de primeiro lugar na “Academy of Prosthodontics 2021: Virtual Meeting Advancing New Frontiers in Prosthodontics” na Categoria de Pesquisa por meio do estudo intitulado “Titanium Proteomic Profile Modulates the Formation of Polymicrobial Oral Biofilm”. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do Professor Dr. Valentim Adelino Ricardo Barão (Dep. de Prótese e Periodontia, FOP-Unicamp), com a participação de alunos e egressos da FOP-Unicamp João Gabriel Silva Souza (atualmente professor na Universidade de Guarulhos), Raphael Cavalcante Costa, Martinna Bertolini (atualmente residente em Periodontia na University of Connecticut), além da colaboração dos professores Magda Feres, Belén Retamal-Valdes e Jamil A. Shibli da Universidade de Guarulhos. O evento recebeu 68 trabalhos para serem apresentados por pesquisadores de diversos países como EUA, Coréia do Sul, Turquia, China, Indonésia, Paquistão, Inglaterra, Índia e Brasil, sendo os pesquisadores da FOP-Unicamp os únicos representantes do Brasil.

O prêmio da “2021 Academy of Prosthodontics Scientific Session” foi financiado pelo editorial da revista “The Journal of Prosthetic Dentistry” para alunos inscritos em programas de educação avançada em Prótese Dentária. Fundada em 1918 nos Estados Unidos, a Academy of Prosthodontics é a organização mais antiga em Odontologia da especialidade de Prótese Dentária. A academia promove encontros anuais entre seus membros com o objetivo de promover a arte e a ciência, disseminar o conhecimento, estimular o estudo e a investigação e fornecer serviços de extensão relacionados a Prótese Dentária.

O estudo premiado internacionalmente pela conceituada Academy of Prosthodontics avaliou o perfil proteômico em superfícies de titânio comparado à dentina e esmalte quando expostas à saliva e plasma sanguíneo e como esse perfil proteômico afeta a adesão microbiana e a formação inicial do biofilme polimicrobiano. Os resultados demonstraram diferentes perfis proteômicos entre as superfícies avaliadas, além de evidenciar que a composição proteômica desempenha um papel importante na adesão e acúmulo de bactérias. Dessa forma, o estudo tem grande importância do ponto de vista clínico, uma vez que a compreensão da interação implante-hospedeiro é crucial para o desenvolvimento de estratégias para redução da adesão de microrganismos patogênicos em implantes dentários e seus componentes e tratamento de doenças peri-implantares. O estudo teve suporte financeiro da FAPESP.