Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

A+ A A-

Cursinho Pirabixo atua de forma remota na Pandemia

  • Escrito por 
  • tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte
  • Publicado em Notícias
  • Lido 2101 vezes
  • Imprimir
  • E-mail
  • Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF
Cursinho Pirabixo atua de forma remota na Pandemia

O Cursinho Popular Pirabixo da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP (FOP) é uma iniciativa comunitária, cujo objetivo é possibilitar o acesso gratuito a um curso pré-vestibular de qualidade dando aos jovens, que não podem arcar com os custos de um cursinho particular, a possibilidade de prosseguirem seus estudos em nível superior.

O projeto é 100% voluntário e o apoio disponibilizado pela Diretoria e Coordenadoria de Graduação da FOP e pela professora Fernanda Klein Marcondes, são fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Além disso, o cursinho conta do apoio financeiro da FAEPEX - Fundação de apoio ao ensino, pesquisa e extensão da UNICAMP de editais PEC e PEX, da área de Extensão do FAEPEX, desde 2017, auxílio que tem sido essencial para a manutenção do projeto. Anualmente, são disponibilizadas 80 vagas, de acordo com a infraestrutura disponível para o curso presencial. Em 2020 foram abertas 500 inscrições para o processo de seletivo que aconteceu no dia 20/01/2020 e as vagas para o processo de seletivo foram todas preenchidas.

As atividades presenciais iniciaram no dia 09/03/2020, entretanto, após a suspensão das atividades presenciais no dia 12/03/2020 pela UNICAMP por tempo indeterminado devido a Pandemia COVID19 às atividades presenciais do Cursinho foram suspensas e às aulas aconteceram de forma remota até 18/12/2020.

 O projeto contou com a atuação de quatro coordenadores alunos de graduação da FOP/UNICAMP que cuidaram da organização do projeto e contou com vinte e dois professores, que são alunos de graduação e pós graduação da FOP e voluntários egressos da Unidade ou de outros cursos. Muitos frequentaram cursinhos populares para se preparar o que despertou a motivação de devolver um pouco do que receberam à comunidade, sendo três dos professores egressos do cursinho Popular Pirabixo. As aulas aconteceram no período noturno, das 18h às 22h30 através na plataforma Microsoft Teams, e contou com 249 alunos matriculados. Foram disponibilizadas novas vagas, além das 80 vagas iniciais, visto que o número possível de alunos na plataforma é superior ao número que o espaço físico comportaria. Todos os professores voluntários, elaboraram slides com a matéria, organizaram os encontros e deram aulas gravadas ou ao vivo para os alunos matriculados. O curso também realizou avaliações quinzenais simulando os principais vestibulares do Brasil para preparar o aluno aos diferentes modelos de provas aplicadas, inclusive para o ENEM. Além disso, o cursinho realizou eventos através da plataforma Youtube com intérprete de libras, com palestras sobre como estudar em casa; sobre a Pandemia COVID 19 e revisões ao longo do ano.aula inaugural

fotorapaz

 Coordenadores e professores ministrando palestras na aula Inaugural de 2020 do Cursinho Popular Pirabixo

através da plataforma Youtube. Contando com 1.894 visualizações.

Ao final do semestre contamos com a presença de aproximadamente 70 alunos. Isso se deve as dificuldades na qual muitos alunos encontraram durante a Pandemia, seja devido à ausência de um equipamento eletrônico (celular ou computador) de qualidade, ou internet para que pudessem acompanhar as aulas, a mudança na rotina das famílias, a ausência de um local propício para estudar em casa, ou até o surgimento da necessidade de trabalharem para ajudar financeiramente a família.

Entretanto, mesmo com aulas remotas o cursinho Popular Pirabixo contou com um grande índice de aprovação, sendo eles:

 Joice Pequeno da Silva – Odontologia - UNICAMP

Ana Clara Simon - Artes Visuais - UNICAMP

Lília Bombo - Ciências Econômicas - UNICAMP

Linda Rodrigues Alves – Química - UNICAMP

Vitória Caroline Pessotti – Economia - USP

Maria Eduarda Ferraz – Fisioterapia - USP

Linda Rodrigues Alves - Química bacharelado - USP

Ana Clara Simon - Artes visuais - USP

Joice Pequeno da Silva – Odontologia - USP

Gabrieli Oliveira dos Santos- Ciência dos Alimentos - USP/Esalq

Breno Gonçalves Silva – Educação Física - UNESP

Maysa Moretti - Educação Fisica / UFV

Gustavo Casadei - Engenharia Florestal / UFMS

Tais da Silva - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia / UTFPR

Matheus Simplicio - História / UFPB

Beatriz Rossi Zuluni - Nutrição - Universidade Anhembi Morumbi/ 50% de bolsa

Isabela Delicoli Rodrigues - Psicologia / Anhembi Morumbi /100% de bolsa

Anne Carolinne Ferraz Nunes - Publicidade e propaganda PUCC

Kallinye Souza Ramire - Letras - Português e Inglês (licenciatura) - PUCC

 Essa conquista em 2020 age como forma de incentivo para que o projeto busque ser ainda melhor em 2021 e oferecer mais oportunidades para aqueles que sonham em cursar Faculdades e Universidades de ponta no Ensino Superior.

As atividades em 2021 iniciaram em Março e o projeto atualmente conta com a atuação de cinco coordenadores alunos de graduação da FOP, sendo eles: Eduarda Cauane Goulart de Faria e Sarah Reis Pimenta (alunas do quinto ano de graduação), Michelly Pires Gonçalves (aluna do quarto ano de graduação), Vitor Boralli (aluno do terceiro ano de graduação) e Larissa Fuchs Barreto (aluna do segundo ano de graduação). Além de 24 professores voluntários. Ainda neste ano o cursinho já organizou uma feira das profissões online, através do Instagram (@pirabixo), na qual os coordenadores reuniram diversos vídeos de alunos de graduação sobre outros cursos, além da odontologia, para ajudar os alunos na escolha do curso. Além disso, o projeto proporcionou entrega de materiais de estudo seguindo os protocolos de distanciamento social e uso de máscaras, para que os alunos pudessem estudar em casa com livros e apostilas de diferentes redes de ensino.

foto3

Coordenadora Larissa Fuchs, aluna do segundo ano de graduação entregando material para a mãe de um aluno do Cursinho Popular Pirabixo.

As aulas estão acontecendo das 18h às 22h30 de segunda a sexta feira através da plataforma Microsoft Teams e em Julho serão abertas vagas remanescentes para o segundo semestre. Em breve, novas informações serão divulgadas sobre o processo seletivo.

voltar ao topo