Imprimir esta página
Segunda, 14 Junho 2021 15:46

Área de Cariologia renova e amplia Parceria Internacional

Escrito por

A área de Cariologia da FOP-UNICAMP, juntamente com centros de pesquisa da Noruega, Índia, Canadá e Estados Unidos, foi novamente contemplada com o auxílio de parceria internacional INTPART (International partnerships for excellent education, research and innovation), um auxílio que visa fortalecer ainda mais a rede de parcerias internacionais, buscando sempre excelência em educação, pesquisa e inovação.

O auxílio possibilitará o desenvolvimento do projeto “Norway-Brazil-India-Canada-USA: Partnership for excellence in education, research and innovation in biofilm and antibiotic resistance”, o qual será desenvolvido por meio de uma rede de parceria internacional com instituições de pesquisa, universidades e empresas nos respectivos países durante um período de 5 anos. O projeto visa por meio de atividades de ensino e pesquisa ampliar o compromisso global de reduzir o uso de antibióticos, sendo uma excelente iniciativa para aumentar a conscientização sobre a resistência a antibióticos nos respectivos países.

Participam do projeto todos os docentes da área de Cariologia, Prof. Jaime Cury, Profa. Altair Del Bel Cury, Profa. Cinthia Tabchoury e Prof. Pedro Ricomini, representando o eixo Brasil na rede de parceria. O sólido conhecimento sobre estudos de biofilmes orais contribuiu no desenvolvimento do projeto, e certamente possibilitará avanços no entendimento de como os biofilmes contribuem para resistência a antibióticos.

Esta é a segunda vez que a área de Cariologia participa do auxílio INTPART. A primeira edição, o projeto foi desenvolvido juntamente com instituições de ensino e pesquisa da Noruega e Estados Unidos. Nesta segunda edição, a rede de parceria internacional aumentou, participando também instituições da Índia e do Canadá. Ao todo nove instituições estão envolvidas na rede de colaboração internacional para desenvolvimento do projeto:

University of Oslo (UiO), Noruega

University of Illinois at Chicago (UIC), EUA

Forsythe Institute, EUA

J. Craig Venter Institute (JCVI), EUA

TCS Research Tata Consultancy Services Limited, Índia

Lady Hardinge Medical College and Associated SSK and KSC Hospitals, Índia

Fynd Reality AS, Noruega

McGill University, Canadá

O auxílio INTPART é subsidiado pelo Norwegian Research Council, agência de fomento norueguesa, e liderado pela Profa. Fernanda Petersen, da University of Oslo (UiO). O auxílio possibilitará dar continuidade à mobilidade internacional de pesquisadores e estudantes, além da realização de simpósios, como o realizado na FOP-UNICAMP em 2019 por meio do auxílio anteriormente concedido. Em acréscimo, é previsto a criação de cursos abertos on line (MOOC) ampliando a disponibilidade de conteúdo e discussão sobre os temas de biofilme e resistência a antibióticos.