Imprimir esta página
Quarta, 08 Setembro 2021 16:48

Egressa da FOP recebe o "Prêmio Capes de Tese de 2021"

Escrito por
Na parte superior da imagem a aluna Priscila Alves Giovani (esquerda), sua orientadora Profa. Dra. Kamila Rosamilia Kantovitz (direita) e na parte inferior da imagem sua coorientadora Profa. Dra. Regina Maria Puppin-Rontani (esquerda) e seu supervisor no exterior Prof. Dr. Brian Lee Foster (direita) Na parte superior da imagem a aluna Priscila Alves Giovani (esquerda), sua orientadora Profa. Dra. Kamila Rosamilia Kantovitz (direita) e na parte inferior da imagem sua coorientadora Profa. Dra. Regina Maria Puppin-Rontani (esquerda) e seu supervisor no exterior Prof. Dr. Brian Lee Foster (direita)

A tese de doutorado da aluna Priscila Alves Giovani do Programa de Pós-graduação em Odontologia (área de concentração em Odontopediatria) sob orientação da Profa. Dra. Kamila Rosamilia Kantovitz e coorientação da Profa. Dra. Regina Maria Puppin-Rontani recebeu o Prêmio Capes de Tese de 2021.

“O Prêmio Capes de Tese de 2021 representa um grande reconhecimento da qualidade e relevância científica do nosso trabalho nacionalmente e exalta a excelência dos programas de Pós-Graduação da nossa Universidade. Recebê-lo em um momento de adversidades impostas pela pandemia é motivo de grande satisfação e o torna ainda mais significativo para nós. Identificamos e caracterizamos proteínas diferenciais inéditas em tecidos periodontais de dentes decíduos e permanentes, mas muitas outras que encontramos merecem melhor investigação”, destaca Priscila Alves Giovani.

A tese intitulada “Análise proteômica global comparativa de tecidos periodontais provenientes de dentes decíduos e permanentes humanos” foi composta por 2 artigos científicos: “Membrane proteome characterization of periodontal ligament cell sets from deciduous and permanent teeth” publicado na revista Journal of Periodontology e “Comparative proteomic analysis of dental cementum from deciduous and permanent teeth” publicado na Journal of Periodontal Research.

 A tese caracterizou a coleção de proteínas da membrana celular do ligamento periodontal e da matriz extracelular do cemento dental a fim de distinguir dentes decíduos e permanentes. As proteínas foram extraídas e analisadas por LC-MS/MS, teste beta-binomial e validadas por qPCR, WB, microscopia confocal e imuno-histoquímica. Um total de 752 proteínas foram detectadas em ligamento periodontal e 510 em cemento dental. Foi realizada uma caracterização abrangente, inédita e exclusiva para esses tecidos identificando um perfil molecular distinto para as dentições.

 Parte do trabalho foi desenvolvido pela aluna durante o seu estágio no exterior na The Ohio State University (Columbus, OH, Estados Unidos) sob supervisão do Dr. Brian Lee Foster. O trabalho também foi desenvolvido com a colaboração do Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais e do Prof. Dr. Francisco Humberto Nociti Jr. da área de Periodontia da FOP-UNICAMP.

 Além do prêmio Capes de Tese 2021, o trabalho recebeu o Prêmio Bitufo – Prof. Dr. Orlando Ayrton de Toledo de 1º lugar no Fórum Científico de Odontopediatria no 49º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria em 2018 e Menção Honrosa na modalidade Painel Aspirante da área de Odontopediatria na 35ª e na 36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - Divisão Brasileira da IADR em 2018 e 2019.

A aluna, sua orientadora e coorientadora reforçam e agradecem a rica contribuição de todos envolvidos: Francisco Humberto Nociti Jr., Luciane Martins, Luciana Souto Mofatto, Cristiane Ribeiro Salmon, Adriana Franco Paes Leme, Brian Lee Foster e Tamara N. Kolli e o apoio financeiro das agências de fomento Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (Priscila Alves Giovani: 2016/02942-1 e 2019/13242-9; Kamila Rosamilia Kantovitz: 2016/13786-0; Francisco Humberto Nociti Jr.: 2015/06372-2; CEPID: 2013/08293-7), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Francisco Humberto Nociti Jr.: 304680/2014-1) e National Institute of Dental and Craniofacial Research - NIDCR (Brian Lee Foster: R01DE027639 and R03DE028632).