Imprimir esta página
Sexta, 01 Outubro 2021 16:03

Acolhe-FOP – espaço de acolhimento à comunidade

Escrito por

A partir da próxima segunda-feira, dia 4 de outubro, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) passa a contar com o espaço de acolhimento à comunidade, o Acolhe-FOP; uma área que tem como objetivo principal a mediação de conflitos internos da Unidade, na busca de soluções a partir do diálogo. É um projeto-piloto da Unicamp, que conta com a participação da FOP, da FE e IMECC.

Trata-se de um local destinado a atender servidores docentes e não docentes, alunos e pesquisadores, visando estabelecer um canal específico de comunicação institucional ágil e empático com os setores da Faculdade, Diretoria e com os demais órgãos da Universidade, quando necessário.

anaInteressados poderão acessar o Portal da FOP, ou o endereço www.fop.unicamp.br/acolhefop, e preencher o formulário disponível no local, conta a Coordenadora Técnica de Unidade, Ana Cláudia Ceccato. À frente do projeto está a advogada Maria Augusta Pretti Ramalho e Juliana Cristina Biason de Camargo Correa, Assitente Tecnica de Apoio à Coordenação de Graduação e responsável pelo Espaço de Acolhimento da FEEC.

A ideia teve início em 2019, com a criação da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp. A Câmara passou a atuar em janeiro de 2021, a partir da formatura de mediadores e conciliadores pela Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp). Anteriormente, vinculado à Ouvidoria da Unicamp, o órgão passa agora a estar ligado ao Gabinete do Reitor (GR) e ganhará estrutura própria.

A tão falada “cultura de conciliação e paz” nos dias atuais emerge a necessidade do diálogo e da mediação como fontes principais para resolução de conflitos, de modo a deixar de lado ações violentas, desta forma respeitando a diversidade nos diferentes modos de manifestações individuais.

“Trata-se de um processo de empatia, uma prática cotidiana que exige o envolvimento de todos: desde as ações individuais às coletivas. E exatamente por isso, a Diretoria entende que é primordial atuar na prevenção dos conflitos, antes mesmo de precisar geri-los. E é isso que o Acolhe-FOP irá fazer: é o primeiro passo, onde a comunidade poderá indicar suas inquietudes antes de qualquer outra ação, para que esgotemos os meios conciliatórios antes de uma via litigiosa de fato. Vale Ressaltar que a FOP terá uma Comissão de membros docentes e não docentes responsáveis para assegurar a continuidade deste projeto, porém a mesma só atuará após a conclusão da formação técnica de um curso preparatório para essa finalidade.” afirma o vice-diretor, Prof. Flávio Aguiar.

“Nesse sentido, o Acolhe-FOP será a porta de entrada de qualquer episódio na Comunidade e a partir desta queixa, a Comissão irá encaminhar a demanda ao correto destino, priorizando o esgotamento da via conciliatória no intuito da prevenção e gestão dos conflitos que por ventura vierem a surgir dentro da Unidade” diz Ana Claudia.

O Espaço de acolhimento utilizar-se-á do método da Escuta ativa, além da Mediação, que também é importante instrumento de gestão de conflitos nas relações interpessoais, na qual uma terceira pessoa atua como facilitador da interação e do diálogo entre as partes envolvidas e os auxilia na administração dos conflitos.

“Na intenção da gestão de demandas, problemas, conflitos e crises, e visando a prevenção e administração das mesmas, criamos Acolhe-FOP, Espaço de Acolhimento à Comunidade”, destaca Ceccato.