Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

.

A+ A A-

Pesquisa da área de Patologia estampa capa do periódico “Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology”

Pesquisa da área de Patologia estampa capa do periódico “Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology”

img 3755 01

O trabalho do pós-doutorando da área de Patologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) Unicamp, professor Felipe Paiva Fonseca, estampou a capa do periódico científico “Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology”, edição de dezembro de 2019, considerado um dos periódicos de maior prestígio na área de patologia oral, sendo o veículo oficial da Sociedade Americana de Patologia Oral e da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral, recebendo grande destaque ao ser utilizado como matéria de capa deste mês. O estudo teve supervisão do professor Pablo Agustin Vargas. O trabalho contou com financiamento da FAPESP e da CAPES.

 “Neste trabalho, nós buscamos identificar novas proteínas que pudessem contribuir no diagnóstico de dois tumores malignos que afetam as glândulas salivares (carcinoma adenoide cístico e adenocarcinoma polimorfo)”, disse o Fonseca. Os pesquisadores observaram que utilizando técnicas de proteômica é possível diferenciar as duas doenças, e ao contribuir com o diagnóstico destas neoplasias malignas, os resultados poderão contribuir para o tratamento dos pacientes afetados por estas doenças.

 “Ter nosso artigo publicado na capa do periódico é motivo de grande felicidade já que isto demonstra que realizamos um trabalho de grande mérito científico. Este estudo teve contribuição de outros grupos nacionais incluindo colegas da UFRGS, UFPA, FCM-UNICAMP e LNBio/CNPEM, e do Prof. Willie F. P. van Heerden da University of Pretoria (África do Sul), explicou o pesquisador.

 

voltar ao topo