Solução em ppm

Preparo de Soluções em ppm (Partes por Milhão - ppm)

Embora não seja uma maneira usual de expressar a concentração de soluções, ela é bastante usada quando o soluto se apresenta em concentrações muito baixas ("traços") numa solução ou sólido. É bastante empregada em odontologia para expressar a concentração de fluoreto na água, em produtos para higiêne bucal.

ppm se refere a partes por milhão, isto é, a proporção do soluto em 106 partes da solução. Assim, por exemplo, a água a 1,0 ppm F contém 1 mg F/ 1L H2O = 1 mg F/ 1000 g H2O = 1 mg F/ 1000000 mg H2O = 1 parte/ 106 partes da solução.

Para preparar uma solução contendo 225 ppm Fsão geralmente usados os sais que contém o elemento referido. Esses sais estão numa forma sólida, portanto, basta calcular o peso do sal que fornecerá a massa da substância desejada para preparar o volume de solução na concentração requerida. Geralmente é usado o sal NaF sendo calculada a massa desse sal que contém a massa de F- necessária para preparar o volume da solução desejada para esse íon, tendo determinada concentração.

Por outro lado, a substância desejada pode estar na forma líquida, caso do H2SiF6 (ácido flúor silícico). Nesse caso será necessário calcular o volume desse ácido que fornecerá a massa de fluoreto para preparar determinado volume de solução na concentração desejada. Para tal é necessário saber a densidade do ácido de estoque H2SiF6.

Temos dois exemplos abaixo, em ambos vamos preparar uma solução de fluoreto, um com o sal NaF e outro com o H2SiF6, que é muito usado na água fluoretada em estações de tratamento de água. No segundo caso temos 6 átomos de flúor, então devemos considerar todos esses átomos no cálculo do preparo da solução.

Exemplo - NaF:

Exemplo - H2SiF6

Passo a Passo no Preparo de Solução em ppm
1- Pegar no almoxarifado o frasco do soluto ou da solução;
2- Informar concentração do produto desejado;
3- Informar o volume em mL desejado;
4- Informar a massa molecular do produto;
5- Informar a massa atômica do elemento desejado para o preparo da solução;
6-Informar o número de átomos do elemento desejado na fórmula do sal;
7- Informar o número de átomos da substância desejada;
8- Informar a pureza do soluto ou solução, como informado no rótulo; 
9- Selecionar o estádo físico;
10- Pesar ou pipetar o calculado e preparar a solução de acordo com o volume desejado informado e os princípios laboratoriais de preparo de soluções.

Abrir tela de cálculo