Menu

FOP-Unicamp

Secretaria de Apoio ao Docente

.

A+ A A-

CAPES / CNPq

Prêmio Capes de Tese 2016 reconhecerá teses defendidas em 2015 e artigos científicos derivados

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta terça-feira, 17, o edital nº 8/2016, referente ao Prêmio Capes de Tese – Edição 2016, que premia as melhores teses de doutorado defendidas em 2015 e artigos científicos derivados selecionados em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

As inscrições das teses e artigos derivados deverão ser feitas pelos coordenadores de programas de pós-graduação responsáveis pelos trabalhos até o dia 17 de junho. O resultado será divulgado no mês de setembro.

Mais informações, clique aqui.

Edital completo


Chamada CNPq Nº 12/2016 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ

A presente chamada tem por finalidade a valorização de pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e o incentivo ao aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

Inscrições: 23/05/2016 a 12/08/2016

Confira o Edital


Chamada CNPq 11/2016-Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora-DT

A presente Chamada tem por finalidade valorizar pesquisadores, cujos perfis e projetos de pesquisa sejam voltados para o desenvolvimento tecnológico e a indução de inovações, incentivando a disseminação da cultura da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica.

Inscrições: 23/05/2016 a 12/08/2016

Edital Completo


CHAMADA CNPq N º 04/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para concessão de cotas de bolsas de Iniciação Científica (IC), período de 2016 a 2018, para instituições interessadas em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Inscrições: 28/04/2016 a 13/06/2016

Confira o Edital


CHAMADA CNPq N º 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO (PIBIC-EM)

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para concessão de cotas institucionais de bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) no período de 2016 a 2018 para Instituições de Ensino Superior (IES) e Centros de Pesquisa (CPs) em parceria com as escolas de nível médio. Essas escolas deverão ser públicas do ensino regular; escolas privadas, desde que de aplicação; escolas técnicas ou escolas militares.

Inscrições: 28/04/2016 a 13/06/2016

Para Conferir o Edital Clique Aqui


CHAMADA CNPq N º 05/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS AÇÕES AFIRMATIVAS ( PIBIC-Af)

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para concessão de cotas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, período de 2016 a 2018, a instituições públicas que desenvolvam programa de iniciação científica para estudantes que ingressaram no ensino superior por meio de ações afirmativas.

Inscrições: 28/04/2016 a 13/06/2016

Clique Aqui


Programa Geral de Cooperação Internacional – PGCI

Objetivo : Selecionar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias em todas as áreas do conhecimento, além de fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros. O programa também objetiva selecionar candidaturas individuais, para casos de candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da CAPES para bolsas no exterior.

Confira


Escola de Altos Estudos – EAE

Objetivo: A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Confira aqui


Edital CAPES/DAAD Probral - 17/2015

Objetivo: O presente Edital tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e alemães. Os Programas PROBRAL I e II visam fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pósdoutorado. No PROBRAL II, a formação de doutorandos deve ser conjunta, de maneira que, ao final do doutorado, o aluno seja titulado tanto pela instituição brasileira quanto pela alemã.

Inscrição das propostas: 01 de Outubro a 07 de Dezembro de 2015

Confira aqui


PROGRAMA CAPES-COFECUB EDITAL Nº. 16/2015

Objetivo: O presente Edital tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses. O Programa objetiva o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

Inscrição das propostas: Até 30 de outubro de 2015

Confira aqui


CHAMADA MCTI/CNPq Nº 24/2015 - APOIO A EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

Objetivo: Apoiar e incentivar a editoração e a publicação de periódicos científicos brasileiros em todas as áreas de conhecimento, sendo considerado prioritário o apoio às revistas divulgadas por meio eletrônico, na Internet, em modo de acesso aberto, ou de forma impressa/eletrônica simultaneamente.

Inscrições: 02/10/2015 a 16/11/2015

Confira aqui


Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt

Objetivo: O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Inscrição Chamada 8: 01 de agosto 2015 a 31 de dezembro 2015

Confira aqui


Chamada MCTI/CNPq Nº 09/2015 - Auxílio Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação - ARC

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a eventos NACIONAIS ou MUNDIAIS tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, realizados no Brasil e relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Inscrições: até 17/09/2015

Confira aqui


CHAMADA CNPq/TWAS nº 07/2015 - PROCESSO DE INSCRIÇÕES 2015 DO PROGRAMA DE BOLSAS CNPq / TWAS

A presente Chamada tem por objetivo selecionar jovens pesquisadores provenientes de países em desenvolvimento (à exceção do Brasil), para realizar parte de sua formação no Brasil, em nível de Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche ou Pós-Doutorado. Estudantes e cientistas brasileiros não são elegíveis para esta Chamada, mas podem se inscrever para concorrer em outros programas de bolsas da TWAS.

Inscrições: 06/07/2015 a 24/08/2015

Saiba mais


Chamada CNPq/ANVISA Nº 12/2015 - Monografias da Farmacopeia Brasileira

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Inscrições: 18/06/2015 a 13/08/2015

Confira aqui


CHAMADA CNPq nº 05/2015 - PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2015 DO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE PÓS-GRADUAÇÃO - PEC-PG

Constituir atividade de cooperação educacional com países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia; - Contribuir para a formação de recursos humanos, por meio da concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado para realização de estudos em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que emitam diplomas de validade nacional, em programas de pós-graduação com nota igual ou superior a 03 (três), segundo classificação estabelecida pela CAPES; - Aprimorar a qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior, visando sua contribuição para o desenvolvimento de seus países.

Inscrições: 29/05/2015 a 27/07/2015

Clique aqui para saber mais


AUXÍLIO PROMOÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E/OU DE INOVAÇÃO - ARC

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a eventos NACIONAIS ou MUNDIAIS tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, realizados no Brasil e relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.
Inscrições: 19/05/2015 a 17/09/2015

Clique aqui para acessar


CHAMADA CNPq nº 05/2015 - PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2015 DO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE PÓS-GRADUAÇÃO - PEC-PG

Constituir atividade de cooperação educacional com países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia; - Contribuir para a formação de recursos humanos, por meio da concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado para realização de estudos em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que emitam diplomas de validade nacional, em programas de pós-graduação com nota igual ou superior a 03 (três), segundo classificação estabelecida pela CAPES; - Aprimorar a qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior, visando sua contribuição para o desenvolvimento de seus países.
Inscrições: 29/05/2015 a 27/07/2015

Clique aqui para acessar


I CHAMADA FIOCRUZ/COC/CNPQ

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Inscrições: 06/04/2015 a 20/05/2015

Leia Mais


CAPES/CNPq/DAAD - Chamada nº. 03/2015 - Edital CAPES nº 07/2015

O Programa tem por objetivo apoiar candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para realização de doutorado pleno, de duplo doutorado e de doutorado sanduíche na Alemanha.

Inscrições: 01/04/2015 a 15/05/2015

Saiba Mais


Prêmio Capes de Tese

O Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese são prêmios concedidos anualmente pela Capes às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade.

Clique aqui


Prêmio CAPES-INTERFARMA de Inovação e Pesquisa Edital 09/2015

O Prêmio CAPES-INTERFARMA de Inovação e Pesquisa na Edição 2015 será outorgado para as 02 (duas) melhores teses de doutorado relacionadas à Inovação e Pesquisa na Área de Saúde Humana ou Ética/Bioética no Brasil, nas áreas e sub-áreas de avaliação Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem ou de Ciências Biomédicas (que inclui Genética; Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia; Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Biologia Celular).

Inscrição das teses: 10/04/15 a 15/05/15

Confira aqui


Programa Estágio Pós-Doutoral Bayer (CAPES)

Objetivo:

  1. Oferecer oportunidade de formação pós-doutoral no exterior, possibilitando dar maior visibilidade internacional à produção científica e tecnológica brasileira;
  2. Ampliar o potencial de colaboração conjunta entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior;
  3. Ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência;
  4. Possibilitar o desenvolvimento de centros de ensino e pesquisa brasileiros com o posterior retorno do bolsista.

De 08 de janeiro de 2015 a 20 de fevereiro de 2015 - Inscrição on-line


Cátedra Capes / Universidade de Brown

Aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia brasileiros e americanos, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia em ambos os países, e aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores de instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil e seus pares da Universidade de Brown.

Inscrições até 02 de Fevereiro de 2015

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/catedras/catedra-capes-universidade-de-brown


Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt

O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento.

  1. Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;
  2. Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos;

Chamada 7: 01 de janeiro de 2015 a 31 de julho 2015

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/humboldt


Chamada MCTI/CNPq Nº 46/2014 - Programa de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação com Países da África - PROÁFRICA

ÁREAS DO CONHECIMENTO:

  1. Segurança alimentar;
  2. Saúde pública;
  3. Desenvolvimento agrícola e pecuário;
  4. Inclusão social, e
  5. Mudanças climáticas e eventos extremos.

Data limite para submissão das propostas: 22/01/2015

Clique aqui para saber mais.


Últimos dias para inscrição na Chamada de Apoio a Eventos em Saúde

As inscrições para a Primeira Chamada Pública de Apoio a Eventos Técnico-Científicos em Saúde de 2015 estão encerrando em, 16 de outubro. Serão selecionados projetos de eventos para apoio financeiro de dez a cinquenta mil reais, de acordo com o número de participantes. O investimento total é de quinhentos mil reais. Podem participar entidades públicas ou privadas, sem caráter lucrativo, que queiram realizar eventos de caráter técnico-científico na área da saúde entre 05/01/2015 e 30/06/2015. Os projetos serão avaliados de acordo com a relevância da proposta, o potencial de inovação, o impacto nas políticas da saúde e a adequação do evento à sua abrangência e ao orçamento, entre outros critérios. A divulgação dos resultados está prevista para 04/11/2014. As inscrições e o envio dos projetos devem ser realizados pelo site http://portal2.saude.gov.br/sisct/

Os projetos serão financiados com recursos oriundos do Termo de Cooperação nº 47 - Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde.


Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT Nº 33/2014 - Criação da Rede Nacional de Pesquisas em Doenças Cardiovasculares

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. Objetiva atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação no tocante às doenças cardiovasculares mediante a formação da Rede Nacional de Pesquisa em Doenças Cardiovasculares (RNPDC) envolvendo instituições de pesquisa públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, que possam gerar e executar projetos de pesquisa de interesse do Ministério da Saúde. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Inscrições:
01/09/2014 a 16/10/2014
http://www.cnpq.br/


Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT N º 31/2014 ¿ Pesquisas sobre Doença de Chagas

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Inscrições:
01/09/2014 a 16/10/2014
http://www.cnpq.br/


Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT Nº 26/2014 - Pesquisas sobre Distúrbios Neuropsiquiátricos

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Inscrições até 13/10/2014
http://www.cnpq.br/


Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT/ SGEP/ DAGEP N º 21/2014 - Saúde da População Negra no Brasil

Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, com a realização de estudos de avaliação da Política Nacional da Saúde Integral da População Negra.

Inscrições até 13/10/2014
http://www.cnpq.br/


Capes/Humboldt - Edital concede bolsas de pós-doutorado em todas as áreas

Parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Alexander Von Humboldt (AvH) da Alemanha, que tem como objetivo conceder bolsas para pesquisadores realizarem estudos em cooperação com os anfitriões acadêmicos em instituições na Alemanha.

Os candidatos escolherão o tema da sua pesquisa e o seu respectivo anfitrião na Alemanha.

Para a primeira chamada, o prazo de inscrição vai até 31 de dezembro, com atividades iniciando em julho/agosto de 2015.

Saiba mais em:
http://www.capes.gov.br/editais-abertos?view=default


Prêmio Capes-Interfarma

O Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa na Edição 2014 será outorgado para as duas melhores teses de doutorado relacionadas à Inovação e Pesquisa nas áreas de Saúde Humana ou Ética/Bioética no Brasil, Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem ou de Ciências Biomédicas (que inclui Genética; Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia; Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Biologia Celular).

A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa ocorre nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação será responsável pela inscrição da tese, exclusivamente, pelo site http://pci.capes.gov.br/index.php/inscricao.

Inscrição das teses 03/07/14 a 04/08/14.


Programa CAPES/Universidade de Nottingham Seleção de Projetos Conjuntos de Pesquisa em Drug Discovery

Propiciar a colaboração de equipes brasileiras com o grupo de pesquisa especializado em Drug Discovery da Universidade de Nottingham, propiciando também a utilização das instalações, equipamentos e demais facilidades técnicas e operacionais daquela instituição e dos centros brasileiros qualificados pelo programa, apoiando o desenvolvimento de projetos de pesquisa básica e aplicada na área de desenvolvimento de novos medicamentos e produtos afins e a formação de recursos humanos altamente qualificados nessa área; Inscrição das propostas até 25 de agosto de 2014.

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/reino-unido/programa-capes-nottingham


Programa Capes/FCT

Apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das Instituições de Ensino Superior do Brasil e de Portugal que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

Até às 16 horas do dia 8 de setembro de 2014.

http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=2248


Programa Capes-DGPU

Apoiar e fomentar Projetos Conjuntos de Pesquisa em diversas áreas e a troca de conhecimento científico, de documentação e de publicações especializadas, de acordo com os termos acordados entre as partes, bem como promover a mobilidade de docentes e estudantes de pós-graduação, em nível de doutorado sanduíche e pós-doutorado entre Brasil e Espanha. Visa-se, portanto, enriquecer a formação e o desenvolvimento de recursos humanos no âmbito da cooperação científica internacional.

Inscrições até às 16 horas, horário oficial de Brasília, do dia 17 de agosto de 2014.

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/372014-edital-040-2014-DGPU.pdf


CHAMADA INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos voltados à consolidação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e à formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional.

Inscrições: 07/07/2014 a 08/09/2014

Clique aqui


PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - BOLSAS NO PAÍS - MODALIDADE PESQUISADOR VISITANTE ESPECIAL - PVE

A presente Chamada, gerida exclusivamente pelo CNPq, tem como objetivo o apoio financeiro a projetos de pesquisa que visem, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do País com enfoque nas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras, descritas a seguir Segundo Calendário de envio de propostas:

Data limite para envio das propostas 23/06/2014
Terceiro Calendário de envio de propostas

Data limite para envio das propostas 15/09/2014

Clique aqui


Programa Capes/Universidade de Dundee – Bolsa de Doutorado Pleno

O Programa Capes/Universidade de Dundee é baseado no Memorando de Entendimento assinado entre a CAPES e a Universidade de Dundee. O Programa tem como objetivo apoiar estudantes brasileiros que pretendam realizar seu doutorado na área de Biologia naquela universidade.

Inscrições:
Até 31 de julho de 2014. Os candidatos devem submeter a candidatura simultaneamente à CAPES e à Universidade de Dundee.

Clique aqui


Programa de Professor/Pesquisador Visitante nos EUA (Capes/Comissão Fulbright)

A CAPES, por meio da Coordenação Geral de Cooperação Internacional, e a Comissão Fulbright, informam que estão abertas as inscrições para a seleção de professores/pesquisadores visitantes nos Estados Unidos.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
Até 15 de agosto de 2013

http://www.capes.gov.br/editais/abertos/6321-capescomissao-fulbright


Centros Associados – CAFP (CAPES)

O Programa de Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-graduação Brasil/Argentina.
Destina-se às Instituições de Ensino Superior (IES) argentinas e brasileiras que possuem cursos de pós-graduação recomendados pela CAPES E CONEAU.
O prazo para recebimento das propostas é até 30 de julho de 2014.

http://www.capes.gov.br/editais/abertos/5997-centros-associados-cafp


Centros Associados – CAPG (CAPES)

O Programa CAPG/BA (Programa de Centros Associados de Pós-Graduação)
tem como objetivo a formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e na Argentina, nas diversas áreas do conhecimento.
Destina-se às Instituições de Ensino Superior (IES) argentinas e brasileiras que possuem cursos de pós-graduação recomendados pela CAPES E CONEAU, de excelência, com conceito igual ou superior a 5 (CAPES) ou A e B (CONEAU).

O prazo para recebimento das propostas é até 30 de julho de 2014
http://www.capes.gov.br/editais/abertos/5998-centros-associados-capg


PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CNPq / MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE - 08/2014

O Programa de Pós-Graduação CNPq/MCT-Mz constitui uma atividade de Cooperação Educacional visando incentivar a participação de servidores públicos moçambicanos em cursos de pós-graduação no Brasil, por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado, para desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas de relevância estratégica e interesse do Governo de Moçambique.

Inscrições: 30/05/2014 a 04/08/2014
Clique aqui


Chamada Nº 09/2014 - CNPq-TWAS 2014

A presente Chamada tem por objetivo selecionar jovens pesquisadores provenientes de países em desenvolvimento (à exceção do Brasil), nas áreas abaixo descritas, para realizar parte de sua formação no Brasil, em nível de Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche ou Pós-Doutorado.

Inscrições: 30/05/2014 a 28/07/2014
Clique Aqui


Prêmio Capes de Tese

O Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese são prêmios concedidos anualmente pela Capes às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade.

A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio Capes de Tese ocorrerá nos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior, garantida ampla divulgação do processo seletivo.

Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação será responsável pela inscrição da tese, exclusivamente, pelo site http://pct.capes.gov.br/index.php/inscricao até as dezoito horas do dia 26 de junho de 2014.

Saiba mais em: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/6298-premio-capes-de-tese


Programa CAPES/MINCyT

O objetivo do Programa CAPES/ MINCyT é estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e argentinos, vinculados a Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior (IES), visando a formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e na Argentina, nas diversas áreas do conhecimento.

24/04 a 11/06/2014 Inscrição de novas propostas
http://www.capes.gov.br/editais/abertos/6336-mincyt


CAPES-Divulgado edital para apresentação de projetos Minter/Dinter

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 28, o edital nº 23, que dispõe sobre a seleção de projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais (Minter/Dinter) nacionais e internacionais.

As instituições que cumprirem os requisitos descritos no edital devem apresentar seus projetos no período de 19 de maio a 20 de junho de 2014, exclusivamente por meio do aplicativo que será disponibilizado na página Projeto: Minter e/ou Dinter. Juntamente ao projeto, devem ser anexados os documentos solicitados no edital.


CNPq-CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014/2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-MCTI) torna público o processo de inscrição de instituições interessadas em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para concessão de cota de bolsas de Iniciação Científica para o período de 2014 a 2016. A disponibilização de cotas ocorrerá em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo a ser iniciado em 01 de Agosto de 2014 e o segundo ciclo a ser iniciado em 01 de agosto de 2015.

Processo de Inscrição 4/4/2014 a 20/5/2014

Clique Aqui


Chamada para Publicação – Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG Edição Temática: Análise Comparativa da Pós-Graduação em diferentes países

Data limite para recebimento das propostas 10/08/2014

Clique aqui


CNPq-CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPQ Nº 14/2014

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

Data limite para submissão das propostas 16/06/2014

Clique aqui


Chamada MCTI/CNPq/FINEP Nº 06/2014 - ARC

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, que venham a ocorrer no período de 1º de julho de 2014 a 30 de junho de 2016.

Inscrições: 31/03/2014 a 02/10/2014

http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas


Comunicado Cadastro de Discentes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa que, a partir desta sexta-feira, 21 de março, o Cadastro de Discentes estará inoperante para que seja feita a migração de dados para o novo sistema de acompanhamento e avaliação da pós-graduação – a Plataforma Sucupira.

O lançamento oficial da Plataforma foi no dia 27 de março e o preenchimento das informações poderá ser feito a partir do dia 3 de abril.


PRP faz Chamada para Bolsas de Iniciação Científica

Inscrição dos Pedidos, via internet, para concessão de Bolsas de Iniciação Científica através do CNPq PIBIC/PIBIC-AF/PIBITI e UNICAMP, inscrições de 01 a 11 de Abril.

http://www.prp.unicamp.br/index.php/2013-11-14-12-15-48/2013-11-14-17-32-51


Plataforma Sucupira será lançada no dia 27 de março com transmissão ao vivo

A Plataforma Sucupira é uma nova e importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e será a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O sistema disponibilizará, em tempo real e com muito mais transparência, as informações, processos e procedimentos que a Capes realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica. Igualmente, a Plataforma propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.

http://www.capes.gov.br/36-noticias/6800-plataforma-sucupira-sera-lancada-no-dia-27-de-marco-com-transmissao-ao-vivo


PRÓ-EQUIPAMENTOS CAPES

Edital destinará R$ 126 milhões para melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos PPGs

Inscrições:

As instituições que cumprirem os requisitos descritos no edital devem inscrever a proposta no formato eletrônico de 17 de março até 30 de abril. A data de postagem da versão impressa deve ser até 2 de maio. A proposta deverá ser apresentada pela pró-reitoria de pós-graduação ou órgão equivalente da instituição.

http://www.capes.gov.br/36-noticias/6789


Chamada N° 01/2014 - CAPES/CNPq/DAAD

O Programa tem por objetivo apoiar candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para realização de doutorado pleno, de duplo doutorado e de doutorado sanduíche na Alemanha.

  1. DAAD/Doutorado Pleno (GDE)
  2. DAAD/Doutorado Sanduíche (SWE)
  3. DAAD/Doutorado Sanduíche (SWE) - Co-Tutela

O período de inscrição vai até 28 de abril.

http://www.capes.gov.br/36-noticias/6787-aberta-nova-selecao-para-bolsas-de-doutorado-na-alemanha


Capes realiza encontro para discutir a questão da interdisciplinaridade nas universidades brasileiras

Acontece, de 13 a 15 de maio, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o 3º Encontro Acadêmico Internacional - Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras – Resultados e Desafios.

Acesse: http://seminarios.capes.gov.br/encontro/programacao.html


Parceria da Capes com universidades de Nottingham e Birmingham seleciona bolsistas de doutorado pleno

Para participar da seleção, o candidato precisa cumprir os requisitos descritos no edital e apresentar a candidatura separadamente à Capes (até 2 de abril) e à Universidade de Nottingham e/ou à Universidade de Birmingham (até 17 de março), composta de projeto de pesquisa, formulários e documentação complementar.

Clique aqui


CHAMADA DE PROJETOS MEC/MCTI/CAPES/CNPQ/FAP - BOLSA PESQUISADOR VISITANTE ESPECIAL - PVE 2014

A presente Chamada, gerida exclusivamente pelo CNPq, tem como objetivo o apoio financeiro a projetos de pesquisa que visem, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do País com enfoque nas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras.

Inscrições: 05/02/2014 a 07/04/2014

Clique aqui


CHAMADA DE PROJETOS MEC/MCTI/CAPES/CNPQ/FAPS BOLSA ATRAÇÃO DE JOVENS TALENTOS - BJT 2014

A presente Chamada, gerida exclusivamente pelo CNPq, tem como objetivo o apoio financeiro a projetos de pesquisa que visem, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do País com enfoque nas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras.

Inscrições: 05/02/2014 a 07/04/2014

Clique aqui


Chamada de Projetos CNPq/CISB/SAAB Nº 69/2013

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro - CISB e a SAAB AB, tornam pública a presente Chamada e convidam os interessados a participarem do processo de seleção de candidatos à bolsas de doutorado sanduíche no exterior - SWE e de pós-doutorado no exterior - PDE para desenvolverem seus projetos de pesquisa nos centros de P&D da SAAB AB e/ou nas instituições de pesquisa parceiras listadas no Anexo, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras - CsF, e em conformidade com o anexo REGULAMENTO, parte integrante desta Chamada.

Inscrições: 06/01/2014 a 17/05/2014

Clique aqui


Chamada para Publicação – Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG Edição Temática: A Cooperação Internacional e a Pós-Graduação Brasileira

Lançamento do edital para submissão de artigos científicos à Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG no tema:

A cooperação internacional e a pós-graduação brasileira até 22 de abril, o prazo para envio de propostas de contribuições autorais.

Clique aqui


Ciência sem Fronteiras lança chamadas para Pesquisador Visitante Especial e Atração de Jovens Talentos

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, nesta quarta-feira (05/02), novas chamadas 2014 para atração de pesquisadores ao Brasil nas modalidades de bolsas Pesquisador Visitante Especial (PVE) e Atração de Jovens Talentos (BJT) pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Leia mais


Mestrado Profissional no Exterior (EUA)

Objetivo:

Proporcionar formação qualificada a profissionais brasileiros aptos ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio de experiências educacionais no exterior voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade nas áreas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Data limite até 31/01/2014.

Acesse

voltar ao topo