Migração de Email

Migração de email

Desde a implantação da rede estrutura de Informática e Telefonia(1997), a FOP contou com Servidor próprio de email, administrado pelo Funcionário Luis Henrique. No início, hospedava-se contas dos Docentes e Funcionários, aos poucos fomos expandindo para a os Alunos de Pós-Graduação e Graduação.

Com o passar do tempo, a DAC-Campinas, vendo que esse meio era de fácil comunicação, deu início ao seu próprio Servidor de email e começou um processo de centralizar as contas dos Alunos, tanto da Graduação qto da Pós-Graduação, liberando essa forte carga do Servidor de email FOP.

Ao longo de sua existência, o Servidor de email da FOP e software gerenciador, foram sofrendo várias atualizações, porém uma reclamação comum de nossos Docentes e Funcionários era a respeito do excessivo número de SPAMs e interface Web de poucos recursos.

De nossa parte, ficamos sem ação para melhoria, visto que máquina já estava com sua capacidade no limite, mesmo não contando com as contas do Alunos, sendo necessário fortes investimentos em hardware e software.

Houve também uma discussão interna entre a Informática, proposta pelo Servidor José Marcos, incentivando a migração para a plataforma Google Education, plataforma essa sem custo. Essa tendência sofreu fortes resistências e foi amplamente criticada pelo CCUEC e, infelizmente coincidiu com a reportagem jornalística, revelando a existência de espionagem americana junto ao gigantes da Internet (Google, Facebook, etc). Na Universidade, a Engenharia Elétrica é única Unidade que está dentro da plataforma Google Education e conseguiu esse feito graças a montagem de um Processo que foi inclusive submetido a PG.

A Diretoria de Informática (Felipe), procurando encontrar meios para melhorar nosso email, conseguiu junto ao CCUEC, que nossas contas fossem hospedadas na Nuvem UNICAMP, conceito que começou a ganhar força e investimentos por parte da Reitoria.

Houve um grande processo de migração do Servidor e junto aos clientes (anexo), coordenado por Luis Henrique e hoje nossas contas estão hospedadas nessa Nuvem, com suporte anti-spam e uma interface web rechedada de recursos.

FOP, 19/08/2014

Última modificação emSexta, 18 Setembro 2015 14:05