Menu

.

FOP-Unicamp

Informática

José Marcos T. Favarim

José Marcos T. Favarim

URL do site:

Implantação de novo backbone de rede

A FOP finalizou a implantação do novo backbone em sua rede, com o lançamento de cabos de fibra óptica de longa distância para comportar alta velocidade, também a instalação e configuração de novos equipamentos de rede (SWs).

O Servidor José Marcos (Tuba) e Felipe Nogueira foram os responsáveis pela implantação dessa nova estrutura na FOP, a qual irá manter qualidade de nossos serviços de rede e possibilitar novas aplicações.

A estrutura de rede da FOP está constituída de 5 racks (Clínica, Telefonia, Biblioteca, Térreo, Informática), interligados a uma velocidade  de 20Gbs/s com o DataCenter localizado no prédio administrativo. Também já foram reservadas portas para expansão junto ao novo prédio administrativo, novo centro clínica multidisciplinar e nova pré-clínica.

A configuração dos equipamentos de rede demandou várias pesquisas e foi realizada de forma completa e total pela Área de Informática FOP.

Também destacamos nessa Área a mudança do link Internet de 34Mbits/s para link IntraGov 100Mbits/s, onde houve a necessidade de modificar parâmetros de configuração em nosso Gateway, serviço esse também executado pela Área de Informática da FOP.

Para essa grande mudança no backbone, contamos com recursos do FAPESP Institucional, no valor de R$ 164.536,00 e contrapartida FOP de R$ 40.978,46.

Em nossos racks, para a alta velocidade estar disponível diretamente aos nossos Usuários, existe a necessidade de maiores recursos financeiros, com a aquisição de 25 SWs Gigabits, o qual estamos aguardando o novo registro de preço do CEMEQ, para elaborarmos cronograma de aquisição particionada junto com a Diretoria.

Enfatizamos que o atual estágio é um avanço bastante grande, uma vez que a velocidade anterior entre os racks e datacenter era de 1Gb/s, hoje estamos em 290Gb/s

 

FOP, 31/07/2015

Prêmio PAEPE 2014 - Sistema de Clínica - Dispositivos Móveis

O ganhador do 1o. lugar no Prêmio PAEPE/2014 foi o projeto: SISTEMA DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA FOP: Acesso ao Prontuário Eletrônico através de dispositivos móveis

De acordo com o Analista de Sistemas responsável, Fernando Lobello e o Líder de Projeto, Marcos Rapetti, o Sistema ainda tem muitos caminhos a percorrer, como o envolvimento das demais Áreas Clínicas, em torno de um único banco de dados, com a adoção do conceito de “porta única”. É fato que no presente momento, estamos bastante felizes por esse reconhecimento, o qual nos motiva a continuar implementando inovações e aperfeiçoamentos no Sistema.

O projeto inscrito, Acesso ao prontuário de pacientes através de dispostivos móveis (tablets e celulares inteligentes, tanto da linha Android como Apple) contou com importante customização no Sistema, o qual permite acesso direto as radiografias pericapiais do Sistema digital Apixia, adquirido pela Clínica de Graduação. Como relata Fernando: “Em nenhum momento há necessidade de duplicar dados do paciente para utilizar o sistema de radiografias digitais, isso é realizado através dessa rotina de customização, onde procuramos entender o Sistema digital Apixia e incorporar essa forma forma de trabalho para dentro do Sistema de Clínica”. Essa customização também já despertou interesse da própria empresa Apixia.

Esse projeto contou com a participação de outros dois membros da Área de TI-FOP, Felipe Correa Nogueira e José Marcos T. Favarim (Tuba), responsáveis pela Área de redes, possibilitando a implantação do acesso aos dispositivos móveis, através de nossa rede wireless e portal específico.

Para melhor conhecer o Sistema de Clínica, produziu-se um pequeno vídeo que está disponível no câmera Web.

http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/watch_video.php?v=MGN1NMM7955X

 

FOP, 05/12/2014

Tutorial Sistema Protocolo

A Universidade adotou o novo Sistema de Protocolo (SIGAD), em substituição ao antigo Sistema de Protocolo, o qual funcionava em emulador de terminal. O novo Sistema tem interface amigável e funciona na Web.

Ao contrário do Sistema anterior, o qual possuía conta pública para consulta dos processos, o SIGAD utiliza a base de dados Institucional que hospeda as contas SISE (notas) e email, porém não basta possuir uma conta nessa base, ela deve estar habilitada dentro do SIGAD.

Assim que o Servidor José Marcos (Tuba), necessitou levantar o processo de aquisição do Sistema de Vídeo-Conferência da Congregação, devido a um problema técnico no hardware, nos deparamos com o novo Sistema de Protocolo (SIGAD).

Procurando contribuir para desenvolver passos para os demais Usuários, José Marcos (Tuba), convidou o Estagiário Giovani do Expediente FOP e com autorização da Supervisora Rosa, produziu dois vídeos tutoriais para operação do Sistema, os quais estão listados abaixo.

Os tutoriais estão em linguagem clara e com exemplos, procuram proporcionar os primeiros passos para credenciar a conta no Sistema SIGAD, pesquisar processos e seus trâmites.

Agradecemos a Supervisora Rosa e o Estagiário Giovani (que já finalizou seu período na FOP).

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=Sn3ho66GAtA

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=KbLuAahtHTA 

 

FOP, 13/11/2015

 

 

 

 

Seguem abaixo:

 

Sistema requisição de Serviços de Informática

Sistema requisição de Serviços de Informática (SOS)

A Área de Informática já teve no passado sistema para requisição de serviços, como formatar computadores, instalar impressoras, configurações de software, etc.

Visando dar maior visibilidade aos trabalhos prestados junto a Comunidade, o Servidor Fernando Lobello, responsável pelo desenvolvimento do Sistema de requisição, está disponibilizando novamente esse serviço.

O Servidor Jonathan, Supervisor da Área de Apoio ao Usuário, é administrador do Sistema de requisição e já comunicou via email todos os Docentes e Funcionários dessa nova metodologia do trabalho.

Jonathan também salientou junto aos Usuários que o objetivo é melhorar o atendimento e reduzir seu tempo, através de medições de nossa capacidade e desenvolvimento de ações para melhoria.

FOP, 25/09/2014