Sobre Home Office/FOP

A Área de TI-FOP está procurando centralizar todas iniciativas para auxiliar no trabalho em Home-Office nessa época de pandemia.

Aqui vamos encontrar tutoriais e experiências de uso.Sugestões e críticas podem ser enviadas para informatica@fop.unicamp.br

A propósito, já é de tempo que o email tem se mostrado uma ferramenta lenta para os dias atuais. Claro, ele sempre será utilizado para comunicações mais formais, porém estamos propondo o uso do software Alcatel-Rainbow em nossos computadores e/ou celulares. Trata-se de um Contrato UNICAMP que permite utilizar uma espécie de WhatsApp corporativo, agregando também os ramais de Telefonia (para quem possui), porém todos podem conversar de forma instantânea, enviar fotos, vídeos e áudios através de sua conta SISE (email institucional, ao invés do telefone como WhatsApp), uma vez cadastrado, o uso é bastante similar.

Problemas com Apresentações (Powerpoint) Destaque

Apresentações (Powerpoint)

Quando o PowerPoint é maximizado, o Docente perde os controles do meet, chat e participantes.
Uma solução simples para isso é utilizar a opção do powerpnt chamada “modo leitura”.

Felipe Alexandre/Tuba

Essa solução é uma alternativa adicional, uma vez que o processo de ensino é algo muito particular de cada Docente com sua didática. Na ferramenta de home-office podemos citar exemplos:
- Há Docentes que utilizam maximizada a apresentação e solicitam aos alunos “desligar” os microfones. Ligar imediatamente em caso de dúvida, podendo interrompê-lo no próprio tópico.

-  Há Docentes que utilizam maximizada a apresentação e preferem questões somente no final, indicando aos Alunos que utilizem o chat para dúvidas que no final serão solucionadas.

- Outros ainda fazem a conexão com dois pontos, um do computador com sua apresentação maximizada e outro do celular para obter a visualização do chat e participantes do Meet.

- A solução aqui proposta, powerpoint em modo “leitura”.

Detalhamento

1– Ligar o Power Point e iniciar a apresentação utilizando a opção “Modo de Exibição de Leitura” - Canto inferior direito.

Zoom no ícone da opção modo “leitura”

2 – Na sala do Google Meet entrar na opção “Apresentar Agora”, depois opção “Uma Janela”

Aqui apresentamos Janela, mas pode também utilizar a opção Tela toda e navegar até a sua apresentação.

3 – Selecionar a janela respectiva à apresentação de Slides

4 – Passar para o modo “janela” a tela de apresentação, se estiver maximizada

5 – Posicionar a janela de exibição do Power Point sobre a tela do navegador onde está o Google Meet