Normas Gerais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE  TRABALHOS  XXVI JOP

1. NORMAS DOS RESUMOS (EM CONSONÂNCIA COM NBR 6028:2003) 

Os tipos de trabalhos que poderão ser apresentados são: pesquisa científica, relato de caso clínico e revisão da literatura. Todos os resumos deverão ser redigidos na língua inglesa. O resumo deverá conter, no máximo, 1.650 caracteres (contando espaços) e título (também na língua inglesa) com até 120 caracteres. Os resumos devem ser redigidos no passado, ser obrigatoriamente estruturados, porém os tópicos (Aim; Methods; Results; Conclusions) NÃO devem estar explícitos no texto.

Cada inscrito na JOP poderá apresentar apenas um trabalho. Os apresentadores poderão ser co-autores em outros trabalhos. Cada resumo poderá ter, no máximo, 8 autores.

2. SUBMISSÃO DE RESUMOS

A submissão dos resumos será realizada exclusivamente por meio do sítio eletrônico da XXVI JOP www.fop.unicamp.br/jop até o dia 12 de abril de 2019.  O autor responsável pela submissão on-line do resumo será o apresentador e deverá ter realizado a adesão ao evento. Os nomes dos autores devem ser escritos por extenso e os campos devem ser preenchidos dividindo os autores em três categorias: apresentador, coautores e orientador.

Exemplo: Clarice Lispector; Carlos Drummond de Andrade; Fernando Antônio Nogueira Pessoa; William Shakespeare; Victor-Marie Hugo; Machado de Assis; Mário de Miranda Quintana; Jorge Leal Amado de Faria. Apresentador: Clarice Lispector  Co-autores: Carlos Drummond de Andrade; Fernando Antônio Nogueira Pessoa; William Shakespeare; Victor-Marie Hugo; Joaquim Maria Machado de Assis; Mário de Miranda Quintana;  Orientador: Jorge Leal Amado de Faria

3. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

 A Comissão Organizadora da XXVI JOP indicará uma Comissão Julgadora para avaliar, classificar e aprovar os resumos, de acordo com os critérios abaixo:

  • Concisão, coerência e clareza textual;
  • Pertinência e a originalidade dos objetivos;
  • Contribuição para a área do conhecimento em que se insere;
  • Fundamentação científica e métodos empregados;
  • Obediência às normas estabelecidas pela Comissão Científica.

Todos os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados no periódico Brazilian Journal of Oral Sciences. Revisão linguística profissional é desejável.  Os apresentadores serão avisados via sítio eletrônico da JOP 2019 a comunicação da aprovação ou reprovação do resumo no dia 10 de maio de 2019.

4. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

A apresentação de trabalho para cada categoria de inscrição poderá ser de acordo com as modalidades de apresentação listadas abaixo:

Categoria de Inscrição

Modalidade de Apresentação

PIBIC EM

Painel

Graduação

Painel

Pós-graduação  Dentistas

Painel ou Oral


Apenas trabalhos de pesquisas científicas serão aceitos na modalidade oral. Esses serão avaliados e pontuados por um comitê científico e 10 (dez) trabalhos serão selecionados para as apresentações que ocorrerão no dia 23 de maio de 2019 das 08:30 às 12:15 hrs. Os trabalhos não selecionados serão automaticamente transferidos para a modalidade painel.

A apresentação na modalidade painel para a comissão julgadora será nos dias 22 ou 23 de maio de 2019, das 17:00 às 19:00 h, conforme escala a ser divulgada pela Comissão Científica. A Comissão Julgadora avaliará a apresentação dos painéis e indicará, de cada um dos seis níveis (Graduados: Área Básica e Social; Graduados: Área Clínica; Graduados: Relato de Caso Clínico; Graduandos: Área Básica e Social; Graduandos: Área Clínica; Graduandos: Relato de Caso Clínico), os 3 trabalhos com maior pontuação para reapresentação a ser realizada no dia 24 de maio de 2019 das 10:00 às 12:15 hrs (se houver empate, todos os trabalhos que atingirem a mesma pontuação serão selecionados). Os autores dos trabalhos selecionados receberão o comunicado sobre a seleção por e-mail, no dia 23/05/2019, no período noturno. Além disso, essa lista com os 18 trabalhos finalistas estará fixada na secretaria do evento no dia 24/05/2019 às 8:00 am. Para as apresentações de painel PIBIC EM não haverá reapresentação.

A divisão das áreas será da seguinte forma:

Área Básica e Social

Área Clínica

Anatomia

Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Bioquímica/Cariologia

Dentística

Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica

Endodontia

Fisiologia e Biofísica

Odontopediatria

Histologia e Embriologia

Ortodontia

Materiais Dentários

Periodontia

Microbiologia e Imunologia

Prótese

Odontologia Legal e Deontologia

Radiologia Odontológica

Odontologia Preventiva, Saúde Pública e Educação para saúde

Semiologia

Orientação Profissional e Odontologia do Trabalho

Patologia

Psicologia Aplicada

 5. FORMATO DAS APRESENTAÇÕES

É de inteira responsabilidade dos autores comprovar a aprovação do Comitê de Ética Humano e/ou Animal, caso se aplique, incluindo a categoria de casos clínicos.

a) Modalidade painel: painéis impressos de dimensões mínimas de 90 cm (altura) x 60 cm (largura) e máximas de 160 cm (altura) x 90 cm (largura). O tamanho de 120 cm x 90 cm é preferível.

Os painéis deverão ser fixados no período das 8h às 12h do dia em que será apresentado e apenas poderão ser removidos após às 19h.

No painel, os nomes dos autores devem ser escritos por extenso e separados por ponto e vírgula. O apresentador deve ser identificado por meio de um asterisco: Exemplo: Clarice Lispector*; Carlos Drummond de Andrade; Fernando Antônio Nogueira Pessoa; William Shakespeare; Victor-Marie Hugo; Joaquim Maria Machado de Assis; Mário de Miranda Quintana; Jorge Leal Amado de Faria.

O painel deverá atender a normativa vigente NBR 15437/2006 (anexo abaixo):

  • Ter todo seu conteúdo em único idioma (português ou inglês);
  • NÃO conter cópia do resumo ou abstract submetido;
    Valorizar o uso de ilustrações e o mínimo necessário de texto.

A apresentação do pôster à comissão avaliadora deverá ser de até 5 minutos, seguida de arguição de até 5 minutos (tempo total de 10 minutos).

b) Apresentação Oral: explanação por meio de projeção multimídia disponibilizada pelo evento. O arquivo da apresentação deve ser entregue na secretaria do evento até às 17:00 h do dia 22/05/2019 por meio de mídia removível USB. Serão aceitos somente arquivos salvos no formato *.pptx e que possuam compatibilidade com PowerPoint 2010.

A apresentação do trabalho deverá ter duração máxima de 10 minutos, seguida por até 5 minutos de arguição (tempo total de 15 minutos). O cumprimento do tempo de apresentação será um critério de grande importância para a classificação dos trabalhos vencedores.  

6. RESULTADOS E PREMIAÇÃO

Durante a JOP, os trabalhos e as apresentações serão avaliados e classificados por meio da ficha de pontuação do evento, a qual será padronizada para todos os trabalhos da mesma categoria.

Os trabalhos mais bem pontuados receberão prêmios, de acordo com os fluxogramas abaixo.


Ressalta-se que os 18 painéis que receberem maior pontuação durante a avaliação inicial deverão reapresentar o trabalho no dia 24 de maio de 2019 das 10:00 às 12:15 para concorrer à premiação. Para as apresentações orais e trabalhos PIBIC EM, não haverá necessidade de reapresentação.

Os trabalhos premiados serão divulgados no site www.fop.unicamp.br/jop.

6.1. MODALIDADE DE PAINÉIS

Os prêmios apenas serão entregues se houver, pelo menos, um dos autores presente durante a Cerimônia de Premiação do evento. Trabalhos que não possuírem autores presentes para o recebimento dos prêmios, terão o prêmio cancelado, sem prejuízo da emissão do certificado de Vencedor ou de Menção Honrosa. O anúncio dos trabalhos vencedores e a premiação acontecerão durante a Cerimônia de Encerramento e Premiação do evento, que será realizada no dia 24 de maio de 2019, com início às 17:30 h.

Baixar anexos:

Apoio

Client 1
client 2
client 3

Patrocínio

Client 1
Client 2
Client 3
Client 4
client 5
Client 6
Client 7
Client 8
Client 9
Client 10
Client 11