Normas para Elaboração do Resumo Expandido



Normas

 

  1. O resumo expandido deve conter no mínimo 1000 e no máximo 1500 palavras, incluindo referências e notas.
  2. Formatação: a página deverá ser configurada O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico para tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a (3cm), inferior e direita igual a (2cm). Deve ser empregada a fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5 linhas em todo o texto. O alinhamento deve ser justificado, à exceção do título. As páginas devem ser numeradas embaixo e à direita, em algarismos arábicos.
  3. Resumo expandido:
    • Título: Deve ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14;
    • Autoria: Sob o título, identificar o(s) autor(es) do trabalho, seguido(s) de nota de rodapé com titulação, curso, unidade e e-mail de cada autor. A identificação do orientador e co-orientador segue a mesma forma de identificação em nota de rodapé;
    • Introdução: Deve ser breve e, de forma clara, justificar o problema estudado. Nela deverão ser informados os objetivos do trabalho realizado;
    • Metodologia: Elaborada de forma concisa e clara, deve fazer com que o leitor entenda os procedimentos utilizados;
    • Resultados e Discussão: à luz do aporte teórico utilizado no trabalho de pesquisa, evidenciar análise e discussão dos dados obtidos. Podem-se usar recursos ilustrativos de figura ou tabela, acompanhada(o) de análise indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
    • Conclusões: Concluir se os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos resultados. Apresentar, se necessário, sugestão para futuras pesquisas relacionadas ao projeto desenvolvido.
  4. Palavras-chave: Na linha imediatamente abaixo do resumo, devem vir as palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto, seguido de inicial maiúscula.
  5. Financiamento: No caso de projetos que foram financiados, destacar, na linha imediatamente abaixo das palavras-chave, o(s) órgão(s) financiador(es) da produção acadêmica.
  6. Referências Bibliográficas: As referências bibliográficas (trabalhos citados no texto do resumo) devem ser listadas em prdem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. O título dos periódico não devm ser abreviados. As referências não devm apresentar numeração e a cada referência, deve constar o espaçamento de uma linha, conforme modelos abaixo:

KORNMAN, K. S.; PAPAPANOU, P. N. Clinical application of the new classification of periodontal diseases: Ground rules, clarifications and "gray zones".Periodontitis classification. Journal of Periodontology, 91, 352-360, 2020.

PERES, M. A.; XU, J.; MITTINTY, M., SPENCER, L. G.; Modifiable Factors Explain Socioeconomic Inequalities in Children’s Dental Caries. Journal of Dental Research, 98, 1211-1218, 2019.