Segunda, 31 Outubro 2016 15:59

Pós-graduandos da área de Odontologia Legal são premiados em congresso internacional

Escrito por

Trabalho de identificação humana, desenvolvido pelas alunas Cristhiane  Martins Schmidt e Viviane Ulbricht, do curso de  pós-graduação em Doutorado Pró-Forense e Odontologia Legal e alunos da Graduação, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP/Unicamp, obtiveram o segundo lugar, na categoria pôster, no Congresso  Internacional de Odontologia de Montevideo (CIO), Uruguai, realizado entre os dias 19 e 21 de outubro. O estudo teve como orientador o Prof. Dr. Eduardo Daruge Junior e coorientador Prof. Dr. Luiz  Francesquini Junior, ambos do departamento de Odontologia Social.

Cristhiane Schmidt e Viviane Ulbricht, disseram que o prêmio representa todo o esforço e reconhecimento de um trabalho da Odontologia Legal, dedicado ao Pró-Forense, o qual abriu asportas para que pudessem desenvolver  pesquisas na área.

O trabalho trata-se de um relato de caso de identificação humana, onde estabeleceu-se a identidade pelos dentes  e implantes carbonizados de suposta vítima encontrada, carbonizada/calcinada, com escassos restos de fragmentos ósseos remanescentes. Foi utilizado o MEV(Microscópio Eletrônico de Varredura), como método auxiliar na identificação.

O estabelecimento da identidade pode ser feito pelos dentes, pois trata-se de método primário de acordo com a Interpol (2014). O exame de MEV pode ser um auxiliar no processo de identificação humana, principalmente reconhecendo estruturas dentárias preparadas para o recebimento de restaurações (aspecto morfológico) e composição química (restaurações de amálgama, implantes, porcelanas, etc)