Terça, 08 Março 2022 09:09

Polímeros e nanocarreadores terapêuticos com atividade antimicrobiana e anti-inflamatória

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove palestra com a Professora Polina Prokopovich, da Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas de Cardiff (Reino Unido), no dia 23 de março, das 15h às 16h30, na sala de congregação. Interessados poderão se inscrever pelo endereço: https://w2.fop.unicamp.br/cpg/inscricao/ .

A Dra. Polina Prokopovich, é Senior Lecturer in Nanotechnology and Advanced Biomaterials da School of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, Cardiff University, UK, e está vindo ao Brasil através do convite da Professora Karina Cogo Müller, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp e professora do programa de pós-graduação em Odontologia e do convênio firmado entre a Unicamp e a Cardiff University.

As doenças osteomusculares são a segunda maior causa de morbidade, afetando 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Os distúrbios ósseos, musculares e articulares custam 200 bilhões de dólares à economia da União Europeia a cada ano e são a principal causa de ausência ao trabalho no Reino Unido, com uma estimativa de 31 milhões de dias de trabalho perdidos por ano.

A pesquisa da Professora Polina Prokopovich está focada em vários aspectos da doença musculoesquelética, entendendo que há uma necessidade urgente de reduzir a incidência de incapacidade a longo prazo resultante de doenças osteomusculares. Especificamente no seu grupo de pesquisa, são desenvolvidos sistemas de liberação como Layer-by-layer silica nanoparticles para o tratamento de doenças articulares, como a osteoartrite (OA) por exemplo,  e outras doenças infecto-inflamatórias. No último estágio do tratamento da OA, na substituição articular, são desenvolvidos cimentos ósseos ortopédicos anti-inflamatórios e antimicrobianos direcionados e revestimentos funcionais em dispositivos protéticos.

Mais informações sobre a Dra. Polina Prokopovich em https://www.cardiff.ac.uk/people/view/90853-prokopovich-polina