Segunda, 11 Julho 2022 11:10

Dr. Tsute George Chen, do Instituto Forsyth, e Prof. Bruce Paster (online) visitam a FOP-Unicamp

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP) recebe a visita do Dr Tsute George Chen do Instituto Forsyth, em Cambridge, Massachusetts, de 11 a 14 de julho de 2022. O pesquisador, juntamente com Professor Bruce Paster (online), do mesmo Instituto, ministrarão palestras com transmissão online para toda a comunidade da FOP/UNICAMP no dia 13/07/22 das 8:30 às 12:00 h. O local será na sala de congregação com número limitado de atendentes. Os interessados em participar deverão realizar inscrição pelo link https://w2.fop.unicamp.br/cpg/inscricao/.

Além da palestra, Dr George irá realizar visitas técnicas aos laboratórios da FOP para conversar com os professores e alunos; e conhecer a estrutura de pesquisa da FOP. Na área de Endodontia, ele irá discutir temas relacionados com os projetos de pesquisas em andamento. Segundo a Profa. Brenda P F A Gomes, da Área de Endodontia, responsável pela vinda do pesquisador por meio de seu projeto temático da FAPESP intitulado “Microbiomas e aspectos imunobiológicos em infecções endodônticas” (processo no. 2015/23479-5), a visita do Dr Tsute George Chen é uma oportunidade para ampliar a colaboração entre esta renomada instituição de pesquisa americana e a FOP, discutir novos trabalhos em parceria, além do compartilhamento e ampliação do conhecimento. Prof. Bruce Paster não pode acompanhar Dr Chen nesta viagem, mas irá participar das atividades desta semana, por fazer parte da rede de colaboradores internacionais ligados ao temático. Prof. Paster foi orientador da Profa. Brenda Gomes no seu pós-doutorado realizado no Instituto Forsyth.

O primeiro palestrante do dia (8:30 h) será Dr. George Chen, com o tema: “Bancos de dados de microbiomas orais de humanos e camundongos”.Nesta apresentação, ele descreverá a construção, uso e aplicações de dois bancos de dados de microbiomas orais, a saber HOMD (Human Oral Microbiome Database) e MOMD (Mouse Oral Microbiome Database). O objetivo de se criar o Human Oral Microbiome Database (HOMD) é fornecer à comunidade científica informações abrangentes sobre as espécies bacterianas presentes no trato aero-digestivo humano. Por outro lado, construiu-se também um banco de dados de microbioma oral de camundongo (MOMD) com curadoria. Modelos de camundongos são frequentemente usados em pesquisas de microbiomas orais, particularmente para investigar doenças como periodontite e cárie, bem como de outras doenças sistêmicas relacionadas, sendo assim de grande importância o banco de dados MOMD.

Prof. Bruce Paster, o segundo palestrante (10:30 h) irá discorrer sobre: “O impacto do microbioma oral humano na saúde e na doença”. O microbioma oral é de grande importância na saúde do indivíduo, pois uma pequena alteração pode levar a diversas condições patológicas. Para evitar doenças como cáries, periodontites, ou até mesmo doenças cardíacas, é necessário que o microbioma oral esteja em equilíbrio com o hospedeiro. Nesta apresentação ele discutirá sobre diversos temas correlacionados: 1) Sequenciamento de microbiomas utilizando 16S rRNA: histórico e associações bacterianas em doenças bucais; 2) Disseminação bacteriana: Coquetel de Paster em animais germ-free; 3) Progressão da periodontite: existe algum sinal de alerta? (Canary in the coal mine?); 4) ’Impacto do ritmo circadiano no microbioma oral.

 Currículo dos Ministradores 

Professor Bruce J Paster é membro sênior da equipe do The Forsyth Institute em Cambridge, Massachusetts, e Professor do Departamento de Medicina Oral, Infecção e Imunidade da Harvard Faculdade de Medicina Dentária. Ele recebeu seu BS em Microbiologia na Universidade de Rhode Island, seu PhD em Microbiologia na Universidade de Massachusetts, Amherst, e em 2014 doutorado honorário na Universidade de Oslo, Noruega. Com base em análises do gene 16S rRNA, ele e seu colega de longa data, Prof. Floyd Dewhirst, ajudaram a definir o microbioma oral composto por cerca de 700 espécies predominantes. Entretanto, cerca de 35% destas espécies continuam incultiváveis. Prof. Paster tem mais de 225 artigos publicados e mais de 50 revisões e capítulos de livros. Atualmente é editor-chefe adjunto do Journal of Oral Microbiology. Ao longo dos anos, ele e seus colegas determinaram associações bacterianas específicas com a saúde bucal e muitas doenças bucais, incluindo cáries primárias, secundárias e de superfície radicular; lesões endodônticas; halitose; periodontite agressiva, crônica e refratária; infecções odontogênicas; cárie e periodontite em indivíduos HIV/AIDS, gengivite ulcerativa necrosante aguda; e noma, gangrena orofacial afetando crianças desnutridas. Seu foco mais recente tem sido determinar o papel que as bactérias orais podem desempenhar em doenças sistêmicas como a mucosite em pacientes com câncer, câncer de pâncreas, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doença de Alzheimer.

Dr. Tsute George Chen é investigador associado e diretor do Núcleo de Bioinformática do The Forsyth Institute em Cambridge, Massachusetts. Ele obteve seu Ph.D. grau em Microbiologia da Universidade de Massachusetts, Amherst em 1995. Dr. Chen ingressou no The Forsyth Institute em 1998 e desde então tem trabalhado na bioinformática da microbiota oral. Possui ampla experiência em microbiologia, bioinformática e estudos de ômica. Nos últimos anos, o Dr. Chen vem desenvolvendo as ferramentas de análise para dados de bioinformática de alto rendimento para microrganismos orais, como sequências de próxima geração (NGS) 16S rRNA amplicon, dados genômicos, metagenômicos, transcriptômicos e meta transcriptômicos. Ele construiu vários bancos de dados microbianos orais importantes, incluindo The Bioinformatics Resource for Oral Pathogens (BROP), Human Oral Microbiome Database (HOMD) e, recentemente, o Mouse Oral Mycobiome Database (MOMD). Dr. Chen é autor de mais de 80 publicações e possui um índice H 30, com mais de 4.000 citações.

 

.