Quarta, 13 Julho 2022 06:02

Alunos da Cariologia da FOP contemplados com o prêmio “ORCA Conference Travel Fellowship Award”

A Organização Europeia de Pesquisa de Cárie (ORCA) realizou de 29 de junho a 2 de julho de 2022, em Cagliari, Itália, o seu 69° Congresso. Dos 122 trabalhos apresentados no evento, 33 (27%) foram feitos no Brasil, o que está coerente com o estágio atual e com o destaque da Cariologia Brasileira. Dos 33 trabalhos brasileiros, 6 (18%) foram realizados no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. Esses trabalhos foram brilhantemente apresentados pelos Profs. Antonio Pedro Ricomini e Cinthia Tabchoury, e pelos alunos Astrid Valdivia-Tapia, Déborah Rocha, Larissa Benedito, Leonardo Pagotto e Luma Almeida da área de Cariologia do PPG-Odontologia.

image_6483441.jpgOs alunos de Doutorado Astrid Valdivia-Tapia, Leonardo Pagotto e Luma Almeida foram premiados com o “ORCA Conference Travel fellowship Award”. Esse prêmio é concedido anualmente a pesquisadores de diferentes países do mundo que se inscreveram no congresso. Com base nos resumos submetidos e no currículo dos concorrentes, uma comissão seleciona os contemplados, que têm inscrição gratuita ao congresso e recebem uma ajuda de custo em dinheiro para auxiliar na viagem e despesas durante o congresso.

O objetivo do trabalho da doutoranda Astrid foi avaliar o efeito do pH de enxaguatórios bucais comerciais na reatividade do esmalte com o fluoreto e na redução da desmineralização. Foi feito um estudo in vitro utilizando um modelo de ciclagem de pH validado no laboratório de bioquímica oral da FOP-UNICAMP. Foi sua segunda apresentação presencial na ORCA. “Estou feliz de ter tido novamente a oportunidade de conversar e aprender com os pesquisadores mais reconhecidos na área, foi um sonho compartilhar quatro dias de congresso com eles”, declarou. Ela agradeceu a oportunidade a seus mentores: “Agradeço aos Prof. Drs. Jaime Aparecido Cury, Antônio Pedro Ricomini-Filho e Cínthia Pereira Machado Tabchoury pelo ensino, apoio, suporte e por terem acreditado em mim, sem eles não teria tido essa grande oportunidade.”

O trabalho do Doutorando Leonardo avaliou se um biofilme rico em polissacarídeos extracelulares interferiria no efeito da clorexidina na desmineralização e na viabilidade celular. Para isso, foi utilizado um modelo de biofilme in situ onde voluntários utilizaram um dispositivo palatino contendo blocos de esmalte bovino. Para Leonardo, que foi pela primeira vez à ORCA, foi uma grande honra participar do congresso e receber o prêmio. “Foi incrível poder conhecer pessoalmente os pesquisadores que nós usamos como referência para os trabalhos” Disse ele, que também agradeceu ao apoio de seus mentores, “Não teria chegado até aqui sem o apoio dos Profs. Antônio Pedro Ricomini, Jaime Cury e Cínthia Tabchoury”, ressaltou ele.

A doutoranda Luma, aluna da PUC-MG, orientada do Prof. Rodrigo Villamarim Soares e coorientada pelo Prof. Jaime, apresentou o trabalho, cujo objetivo foi avaliar se a aplicação profissional de verniz fluoretado teria potencial de compensar a maior susceptibilidade do esmalte fluorótico à desmineralização. Para Luma, ver seu trabalho ser apresentado para as maiores referências da Cariologia mundial e reconhecido com premiação é um motivo de muito orgulho. A aluna relatou que foi o prêmio que possibilitou sua ida ao congresso e ressaltou a importância de participar de congressos como este. “Assistir discussões profundas e comentários dos maiores professores frente a diferentes tipos de trabalhos científicos da área, além de inspirador, nos ajuda a pensar criticamente e melhorar metodologicamente nossos próprios trabalhos.” A aluna complementou ressaltando o papel essencial de toda equipe do Laboratório de Bioquímica Oral nesta conquista: “Estou orgulhosa do laboratório que mantém sua alta qualidade e sempre produz trabalhos competitivos em prêmios internacionais como este.”