Sexta, 05 Agosto 2022 08:37

FOP adquire 80 microcomputadores

dsc 1927 01A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp adquiriu 80 microcomputadores. Quarenta serão instalados na sala de congregação e os outros 40 encaminhados para a Sala de Ensino Digital. As máquinas que se encontravam na sala de congregação foram realocadas para a Clínica de Graduação, por serem equipamentos relativamente novos. Os computadores são da marca Positivo, modelo D6200, com monitores de vídeo LED 21,5" e foram adquiridos ao custo de 367.2 mil, com recursos do orçamento da FOP, na ordem de 167.2 mil reais e também com verba oriunda do Programa de Retomada Segura da Universidade, concessão da PRDU da UNICAMP.

A demanda para aquisição dos microcomputadores é um antigo anseio, tanto da direção anterior, professor Guilherme Elias Pessanha Henriques, como da direção atual da FOP, professor Francisco Haiter Neto, especialmente para a Sala de Ensino Digital. Com a Reforma da Clínica de Graduação, em que foi previsto um microcomputador por box, a demanda dos equipamentos aumentaram. A Sala de Ensino Digital estava sendo subutilizada, visto que os equipamentos anteriores estavam defasados. A partir de segunda-feira (8), os alunos poderão voltar a frequentar o local.

A Sala de Ensino Digital é útil para várias disciplinas. Uma delas é o ensino de graduação de Patologia, onde por meio das imagens que foram digitalizadas, é possível ensinar os alunos fazendo uso da tecnologia digital, não havendo mais necessidade de microscópios. “É uma sala extremamente vital para o ensino de graduação da FOP e também para atividades de pós-graduação, explica o professor da área de Patologia, Pablo Agustim Vargas.

A professora Ana Paula Souza, da área de Histologia, destacou a importância da Unidade possuir uma infraestrutura com equipamentos de qualidade para atender as transformações tecnológicas. “O Laboratório de Histologia foi desativado e passamos a ministrar aulas práticas na Sala de Ensino Digital”, disse. Segundo ela, a didática ficou mais fácil, porque a imagem é projetada e cada aluno, individualmente, tem acesso à mesma imagem.

Para o aprendizado em Bioestatística, os computadores são ferramentas essenciais. “Nossos alunos cresceram na era digital e, portanto, seu aprendizado é favorecido quando há a oportunidade de aplicar, nas aulas práticas, o que aprenderam na teoria, simulando todas as etapas de uma análise dos dados, adquirindo habilidades para realizar um trabalho de pesquisa de qualidade”, ressaltou a professora Karine Cortellazzi, da área de Bioestatística. Para essa área, os computadores serão usados nas aulas práticas de disciplinas ministradas na graduação, pós- graduação e extensão. A professora relata ainda que todos os anos, após a primeira aula prática, o interesse dos alunos no conteúdo da Bioestatística aumenta consideravelmente, o que pode ser percebido pela maior participação deles nas aulas teóricas seguintes. A docente finaliza enfatizando que a evolução dos softwares facilitou o processo de análise de dados pelos alunos, porém é essencial que eles sejam instruídos para a seleção da metodologia mais adequada ao seu projeto, com vistas a responder de maneira fidedigna os objetivos propostos. E esta instrução também pode ser feita durante as aulas práticas nos computadores.

O projeto para aquisição dos equipamentos demandou um esforço coletivo, que contou com apoio dos seguintes servidores: Jonathan Souza Pinheiro e José Marcos Tedesco Favarim, TI; Caroline Canzian, Apoio Financeiro e Luciano Firmino, Suprimentos/Finanças.