Segunda, 26 Setembro 2022 06:58

FOP mantém 60% dos Programas CAPES 7 do Brasil na área de Odontologia

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp possui 60% dos Programas de Pós-Graduação (PPG) de excelência (CAPES 7) na área de Odontologia, de acordo com a última avaliação quadrienal da Capes. A FOP conta com 7 programas de pós-graduação, sendo, 6 programas acadêmicos (nível mestrado e doutorado) e um mestrado profissional. No Brasil, a área de odontologia possui apenas 5 programas que são nota 7, nota máxima de excelência na Capes e, desses 5, 3 estão alocados na FOP (PPG em Odontologia, PPG em Clínica Odontológica e PPG em Estomatopatologia). A FOP ainda tem um programa nota 6 (PPG em Materiais Dentários) e 3 programas nota 5 (PPG em Biologia Buco-Dental, PPG em Radiologia Odontológica e Mestrado Profissional em Gestão e Saúde Coletiva.

 De acordo com o coordenador dos Programas de Pós-Graduação da FOP, professor Valentim Adelino Ricardo Barão, isso mostra o quanto a Instituição se empenhou para manter a qualidade dos Programas de Pós-Graduação, e o trabalho árduo dos coordenadores de programa, professores, alunos e servidores técnicos. “Ter programas tão bem avaliados e de expressão no país é uma tarefa difícil diante do cenário que se encontra a pesquisa científica no Brasil, em relação aos cortes sem precedentes do financiamento de ciência e tecnologia. Acredito que a FOP mantém esse vanguardismo, mas precisamos olhar para frente para superar todos os obstáculos e continuarmos formando recursos humanos de qualidade e de destaque no cenário nacional e internacional”, ressalta.

 A avaliação da Pós-Graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) iniciou em 1976. Conforme o desempenho acadêmico no quadriênio, os cursos recebem notas que variam de 1 a 7. Notas 1 e 2 são consideradas insuficientes e nota 3 corresponde a desempenho médio; notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência.