Terça, 11 Outubro 2022 10:03

Doutorando da FOP é premiado em Congresso Internacional da Academia de Materiais Dentários

matheus 1O trabalho desenvolvido por Matheus Kury, doutorando da Área de Dentística, do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, conquistou o primeiro lugar na categoria Paffenbarger Award, no Encontro Anual da Academia de Materiais Dentários, realizado entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro, no Grand Hyatt Hotel em Atenas, na Grécia. Na final, Kury concorreu com alunos do Canadá, Alemanha, Holanda, Irã e China e foi classificado em Primeiro Lugar. O estudo “Development of in-office bleaching gels containing co-doped titanium dioxide nanoparticles” teve supervisão da Professora Vanessa Cavalli Gobbo, orientadora de Matheus, e teve a participação dos Professores Fernando Luís Esteban Florez e Sharukh Khajotia, da Universidade de Oklahoma.

O Prêmio Paffenbarger Award é um dos mais importantes da Academia de Materiais Dentários, concedido desde 1986 a alunos membros da Academia, com o intuito de estimular a carreira acadêmica. Neste ano, 28 trabalhos concorreram nesta categoria, sendo que apenas 7 foram selecionados como finalistas.

“Conquistar este reconhecimento ainda no Doutorado, significa que todos os esforços dos últimos anos valeram a pena, e que o resultado da nossa pesquisa pode, de fato, contribuir para o avanço da nossa área de atuação e proporcionar tratamentos eficazes e seguros aos nossos pacientes. Representar a FOP-Unicamp, instituição que tenho orgulho de fazer parte, e o Brasil, foi motivo de muita felicidade, realização profissional e pessoal. Esta experiência me trouxe maturidade, pois estudei e me preparei muito para as apresentações. Também tive o privilégio de ser avaliado por pesquisadores do mundo todo, os quais tenho muita admiração. Com certeza, este prêmio é um estímulo para seguir em frente e contribuir ainda mais para a ciência, mesmo frente a tantas adversidades do cenário atual”, conta.

Neste trabalho in vitro, foram incorporadas nanopartículas de dióxido de titânio co-dopadas com nitrogênio e fluoreto em géis experimentais para clareamento de consultório. Esta estratégia potencializou a eficácia clareadora de géis menos concentrados (6% e 15% de peróxido de hidrogênio), alcançando os resultados estéticos promovidos pelo tratamento padrão utilizando géis em alta concentração (35% de peróxido de hidrogênio). Observou-se, ainda, que estes géis menos concentrados, contendo as nanopartículas, promoveram menos danos à superfície do esmalte dental e menos efeitos citotóxicos a células de linhagem odontoblástica. Sendo assim, esta abordagem pode manter a eficácia estética do clareamento realizado em consultório, enquanto diminui os efeitos indesejados do clareamento, como a sensibilidade dental ou alterações no esmalte dental.

O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Oklahoma-Estados Unidos, onde a nanopartícula foi desenvolvida. Matheus é bolsista FAPESP e desenvolveu o doutorado-sanduíche pelo programa norte-americano Fulbright. Durante o ano de 2021, realizou estágio no Laboratório de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia da Universidade de Oklahoma, sob supervisão do Prof. Dr. Fernando Luís Esteban Florez.