Quarta, 19 Outubro 2022 12:00

Egressa do Pibic EM lança obra de ficção voltada ao público juvenil

“A forma com que fazemos nossas escolhas, muitas vezes impulsiva ou pela onda do momento, acaba influenciando não só a gente, mas quem está ao nosso entorno. As nossas escolhas têm uma consequência e um impacto”. Esse é o enredo em que se desenrola o romance juvenil “Vidas Flutuantes”, escrito pela Psicóloga Ana Júlia Presuto, que assina como Anny Sondmend. A escritora é ex-aluna do Pibic EM (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – Ensino Médio) - entre os anos 2011 e 2014 - e atualmente é mestranda do Mestrado Profissional em Gestão e Saúde Coletiva, e atua no Centro de Pesquisas e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae) ambos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Unicamp. A obra foi lançada pela Editora Ases da Literatura, contém 178 páginas e pode ser encontrada nas principais plataformas digitais.

A pandemia, o luto e as preocupações foram solo fértil para o desenvolvimento da obra. Nesse período (2020), houve um aumento considerável nos atendimentos na área da saúde e Ana Júlia se viu envolvida em meio as histórias. Os temas tratados nas consultas eram recorrentes nos seus sonhos, os quais serviram de inspiração para a produção da obra.

A narrativa conta a história de três jovens protagonistas que se deparam com acontecimentos marcantes em seus dias, que colocam em cheque o valor de suas escolhas. As histórias vão se entrelaçar em determinado momento com um desfecho inspirador, levando o leitor a conclusões no mínimo reflexivas, quanto ao peso de suas escolhas e as consequências que elas podem acarretar.

A obra aborda temas controversos, como bullying, suicídio e o impacto desse tipo de violência na vida do jovem. Esses são alguns dos embates que os protagonistas desse livro enfrentam.

Participação no Pibic EM

Ana Julia lembra, com orgulho, do período em que esteve na FOP como aluna do Pibic EM. “O estágio mostrou que é possível o aluno de escola pública chegar a universidade. Me fez enxergar que eu era capaz. Sou especialmente grata ao Professor Miguel Morano Júnior que me possibilitou conhecer o ambiente acadêmico e o quanto eu podia ir longe ao dar esse passo na minha vida. Sou grata também a Professora Rosana Possobon pela oportunidade de estar no Cepae e ter certeza que é o trabalho que eu gosto de fazer enquanto psicóloga”.