Segunda, 07 Novembro 2022 15:08

FOP recebe 5 estrelas (excelente) no primeiro ano de avaliação do Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade concede “Cinco Estrelas” (excelente) ao curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. O resultado da avaliação foi divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira, dia 04 de novembro. A avaliação é fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo.

A classificação com nota máxima mostra a qualidade do ensino que vem sendo oferecido aos alunos de graduação.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade de mais de 15 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de cerca de 9500 professores que atuam no Ensino Superior.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) foram convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade. Eles deveriam atender aos seguintes critérios: ter a titulação de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia; ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2021) e ter ao menos uma turma em andamento.

As instituições foram avaliadas com foco em três aspectos: corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos; projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso e infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos.