Segunda, 05 Dezembro 2022 19:25

FOP sediou 3ª reunião de colaboração científica entre Brasil-Noruega-Índia-Canadá-EUA

Realização do 2nd RESISPART Symposium - Antimicrobial resistance: challenges and prospects durante a 3ª Reunião Anual do RESISPART/RESISFORCE Realização do 2nd RESISPART Symposium - Antimicrobial resistance: challenges and prospects durante a 3ª Reunião Anual do RESISPART/RESISFORCE

1 inícioA FOP-UNICAMP sediou entre os dias 15 e 18 de novembro de 2022 a 3ª Reunião Anual do RESISPART/RESISFORCE, um consórcio Norueguês-Indo-Brasileiro-Canadense-Americano do qual a Área de Cariologia da FOP-UNICAMP participa em conjunto com a University of Oslo (UiO), Lady Hardinge Medical College (LHMC), Tata Consultancy Services (TCS), McGill University, University of Illinois Chicago (UIC), J. Craig Venter Institute (JCVI), e Forsyth Institute. Em conjunto, os parceiros desenvolvem o projeto "Partnership for excellence in education, research and innovation in biofilm and antibiotic resistance", o qual é liderado pela Profa. Fernanda Petersen da UiO e fomentado pelo Research Council of Norway.

Durante a reunião, 17 pesquisadores da Noruega, Índia, Canadá e dos Estados Unidos, entre professores, pós-doutorandos e alunos de graduação e pós-graduação, desenvolveram atividades juntamente com os professores e alunos de pós-graduação da FOP. Na reunião, entre os dias 15 e 17 de novembro, os alunos e pós-doutorandos realizaram atividade em formato PBL (problem-based learning) baseada em resumos de trabalhos realizados pelos grupos de pesquisa, tendo os professores como facilitadores. Em acréscimo, foi realizado o workshop "Introduction to Resistome: key concepts and hands-on analysis".

3 visita deriNo dia 18 de novembro foi realizado o 2nd RESISPART Symposium - Antimicrobial resistance: challenges and prospects (www.fop.unicamp.br/resispart), o qual reuniu palestrantes nacionais e internacionais na área de saúde pública, ciências médicas, microbiologia e bioinformática para compreender mecanismos de resistência, controle microbiológico e discutir questões de política que podem impactar na conscientização da resistência antimicrobiana. O evento foi aberto a toda comunidade científica e contou com a participação de mais de cerca de 100 participantes da FOP e instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.

4 visita fopComo atividades em paralelo, a Profa. Alix Young, professora da Faculdade de Odontologia da UiO e representante da coordenadoria de graduação para intercâmbios acadêmicos, juntamente com a Profa. Fernanda Petersen (UiO) e o Prof. Pedro Ricomini (UNICAMP) visitaram o campus de Campinas da UNICAMP e se reuniram com representantes da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI). O encontro foi para discutir ações para viabilizar o intercâmbio entre os estudantes de Odontologia da UNICAMP e UiO, tendo em vista o acordo acadêmico firmado entre as instituições em 2021. Em seguida, os professores visitaram a FOP. A Profa. Carolina Steiner, coordenadora associada da graduação da FOP, realizou uma apresentação sobre a estrutura da clínica de graduação da FOP e a experiência em intercâmbios internacionais da instituição. Ao final, visitaram laboratórios e a área clínica da FOP.

2 grupos pblApós as atividades na FOP, os participantes do RESISPART/RESISFORCE se reuniram no Cyan Resort entre os dias 19 e 21 de novembro com o objetivo de discutir e planejar as próximas etapas do projeto. Durante este encontro, o mestrando Leonardo L. Pagotto e o doutorando Mateus X. de Queiroz, alunos da Área de Cariologia da FOP, realizaram apresentações sobre a experiência internacional durante estágio na UiO. Em acréscimo, foram apresentadas as ferramentas educacionais que estão sendo desenvolvidas em complemento ao curso MOOC "Exploring the Landscape of Antibiotic Resistance in Microbiomes" já disponível online (https://www.futurelearn.com/courses/exploring-the-landscape-of-antibiotic-resistance-in-microbiomes).

O Prof. Pedro Ricomini da FOP-UNICAMP, coordenador das atividades do projeto no eixo Brasil, destacou a satisfação de realizar pela segunda vez a reunião na FOP. Ainda mais sendo a reunião deste ano singular, pois estabelece a transição entre os projetos RESISPART/RESISFORCE, bem como a ampliação do grupo. O projeto RESISPART teve início em 2018 com participação do Brasil, Noruega e EUA, e se encerra neste ano. Por outro lado, o projeto RESISFORCE, teve início agora em 2022, incluindo a participação da Índia e Canadá, agora com vigência de 5 anos. O objetivo dos projetos é de fortalecer cada vez mais a colaboração entre os países e parceiros em relação ao ensino e pesquisa de excelência, possibilitando inovações nas temáticas de biofilme e resistência antimicrobiana.

Os professores da Área de Cariologia do PPG-O da FOP-UNICAMP, Prof. Jaime Cury, Profa. Altair Del Bel Cury, Profa. Cinthia Tabchoury e Prof. Pedro Ricomini agradecem a todos que participaram na organização e nas atividades da 3ª Reunião Anual do RESISPART/RESISFORCE.

Links de páginas da FOPNET com notícias relacionadas ao projeto RESISPART/RESISFORCE:

Links externos de páginas da UiO relacionadas ao projeto RESISPART/RESISFORCE: