Sexta, 03 Fevereiro 2023 08:18

Estudantes do ensino médio participam do “Programa Ciência & Arte nas Férias” na FOP

dsc 3123 01Entre os dias 9 de janeiro e 3 de fevereiro, sete alunos do ensino médio de Piracicaba estiveram na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp em contato com as atividades de pesquisa. Os estudantes participaram do Programa “Ciência & Arte nas Férias”, sob a supervisão dos professores Luiz Francesquini Junior, da área de Odontologia Legal e Deontologia, professora Dagmar de Paula Queluz, da área de Orientação Profissional e Antônio Carlos Pereira, da área de Odontologia Preventiva e Saúde Pública.

O Ciência & Arte nas Férias - CAF é realizado anualmente, durante o mês de janeiro, e tem como objetivo despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas e envolvê-los, desde cedo, em atividades práticas em que haja contato com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho científico, o ambiente humano dos laboratórios de pesquisa e as diferentes formas de expressão artística, sob orientação de professores e pesquisadores da Unicamp.

O programa é destinado aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da região de Campinas – Diretorias de Ensino Leste e Oeste, e das Diretorias de Ensino de Limeira e de Piracicaba.

Enquanto os docentes da Unicamp propõem projetos de pesquisa e oficinas destinados aos estudantes do ensino médio, nas diversas áreas do conhecimento, a seleção e inscrição dos estudantes interessados são feitas pelas escolas da rede pública de Campinas e região.

O Ciência & Arte nas Férias está em execução há 19 anos sob a responsabilidade da Pró-reitora de Pesquisa, e vem apresentando resultados que qualificam o programa e os alunos participantes no ingresso ao ensino superior. Um exemplo recente do impacto deste programa pode ser evidenciado pelo percentual de aprovados no Programa de Formação Interdisciplinar Superior - ProFIS, onde aproximadamente 20% dos alunos selecionados haviam participado dos programas de ensino médio administrados pela Pró-reitora de Pesquisa.

Na FOP, três projetos do XIX CAF 2023 foram aprovados e desenvolvidos pelos professores do Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil.

O projeto da professora Dagmar, intitulado “Oficinas de Promoção e Prevenção de Saúde Bucal para alunos do Nível Médio”, propõe uma reflexão a partir da informação dada através de oficinas de promoção e prevenção em saúde bucal para alunos do nível médio. Experimentos para controle da cárie dentária e atividades práticas em laboratórios foram desenvolvidas com os alunos do nível médio.

Já, o professor Antônio Carlos Pereira, da área de Odontologia Preventiva e Saúde Pública, conduziu o projeto “Organizando a Mente - Conhecendo mais sobre Saúde Mental e Criando Propostas para Amenizar as Angústias”. O objetivo do projeto foi promover educação em Saúde, estimulando os jovens a conhecer mais sobre saúde mental e autocuidado. Como resultado deste projeto, os alunos criaram uma atividade lúdica. O programa conta com a participação das monitoras, doutorandas: Andreza Maria Luzia Baldo de Souza, Caroline Nogueira de Moraes e Aline Alves Ferreira de Rezende.

O projeto desenvolvido pelo professor Francesquini intitulado “Traumatologia e Tafonomia Forense de Esqueletos: Estudo Fotográfico de Casos". Toda informação que possa ser obtida após a morte é sempre muito bem vinda no sentido de contribuir no processo de identificação humana. Ocorre que após o processo de decomposição do cadáver restam em geral somente os ossos e nestes com uma cuidadosa inspeção pode-se encontrar sinais de modificações produzidas pelo agressor (tafonomia) e ou os resquícios da própria lesão (traumatologia). Destaca-se que até as lesões/cirurgias sofridas em vida (fraturas ósseas, etc) deixam sinais de reparação (calos ósseos) e a soma de todas será muito útil no processo de identificação. Ressalta-se que em casos de fraturas onde foi necessário a fixação de hastes  protéticas  numeradas pode-se obter a identificação positiva do esqueleto.