Segunda, 13 Março 2023 04:43

O cirurgião dentista Jaime Cury recebe título de Dr. Honoris Causa pela Universidade de Murcia

Escrito por

O cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Área de Bioquímica, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu o Título de Dr. Honoris Causa pela Universidade de Múrcia. A distinção foi entregue ao pesquisador na manhã de quinta-feira (9) no Campus de La Merced. Em 75 anos de vida, sendo 52 dedicados à Odontologia, Cury é considerado um dos maiores especialistas em flúor do mundo no campo da Odontologia. O padrinho de Cury e responsável pela indicação é o Dr. Antonio José Ortiz Ruiz, professor do Departamento de Dermatologia, Estomatologia, Radiologia e Medicina Física da Universidade de Múrcia.

c9b72893-27d8-401a-a057-fa5753b517c2.jpgCom o tema, “Porque devemos ensinar a nobre arte de pescar?”, o pesquisador discorreu sobre a arte de ensinar e adquirir conhecimento, como retratado por um de seus ex-alunos: "Mestre, não é aquele que nos dá respostas, mas aquele que nos ensina a fazer perguntas e analisar variáveis criticamente…”

O título de Doutorado "Honoris Causa" constitui o mais alto galardão que pode outorgar uma Universidade. É o título mais importante concedido pela Universidade, aprovado em sessão do Conselho Universitário. Pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.

A Universidade de Múrcia é uma instituição internacional com mais de cem anos, cujas origens remontam ao século XIII. Possui mais de 30.000 estudantes (2.000 deles internacionais), 3.000 pesquisadores e professores e mais de 1.200 funcionários da administração.

c0f0a2d3-ed0f-4584-84bc-f4d526f5a633.jpgCury é o 65o homenageado com o título pela Universidade de Múrcia. A lista conta com nomes renomados como Joan Miró, Mario Vargas Llosa e Plácido Domingo. A FOP tem se destacado no cenário internacional com o reconhecimento de seus professores pelos serviços prestados à Odontologia. O professor Ricardo Della Coletta, da área de Patologia da FOP, foi outorgado com a honraria em 2022 pela Faculdade de Medicina, da Universidade de Helsinque, na Finlândia.

Até 2002, Cury foi responsável pela formação de 44 mestres e 45 doutores. A grande maioria, 85%, destes mestres e doutores trabalham no Brasil. Os 76 ex-orientados, que permaneceram no Brasil, estão trabalhando em diferentes estados, garantindo a sustentabilidade do conhecimento adquirido. Do total de 89, 15% deles estão trabalhando fora do Brasil, quer sejam brasileiros que foram trabalhar no exterior, ou mesmo estrangeiros que voltaram para seus países de origem ou foram trabalhar em outro país do mundo.

O pesquisador, que possui vários capítulos de livros publicados, graduou-se em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1971), fez mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1974), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1980) e pós-doutorado pela Universidade de Rochester, EUA (1995 e 2005). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cariologia e atua, principalmente, nos seguintes temas: flúor e biofilme dental. Recebeu vários prêmios em sua carreira, com destaque para o "The 2010 Yngve Ericsson Prize for Research in Preventive Odontology", o primeiro pesquisador da América Latina laureado pela Regional Latino Americana da IADR (international Association for Dental Research) pela Invalorable contribución a la investigación, difusión y formación de recurso humano en la región LA (2011) e por ter recebido o "2012 ORCA Prize". Outros prêmios que merecem ser destacados são: em 2019 foi premiado pela IADR com o Prêmio William H. Bowen para Pesquisa em Cárie Dentária; em 2019 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Odontologia; em 2020 a IADR concedeu-lhe o prêmio E.W. Borrow por sua contribuição em pesquisas relacionadas ao uso de fluoretos para a prevenção de cárie em crianças.

Cury concluiu seu discurso na cerimônia de investidura do Título de Dr. Honoris Causa pela Universidade de Múrcia com a seguinte frase: “Sim, devemos ter paixão para ensinar a nobre arte de pescar os melhores peixes, porém isto deve ser feito com ética para servir de inspiração e sustentabilidade do aprendizado”.