Quinta, 20 Abril 2023 15:05

FOP comemora 66 anos de fundação

fop piracicaba 20072010 scarpa dsc 9796Em comemoração aos 66 anos de fundação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, lembrado no dia 21 de abril, serão realizadas algumas atividades na semana de 24 a 27 de abril.

No dia 24, às 10 horas, no saguão superior do prédio principal, o diretor, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, dará abertura as atividades. Nos dias 25 e 26, haverá exposição de livros históricos, referente a data. No dia 27, às 11 horas, haverá apresentação cultural, distribuição de brindes e encerramento das atividades.

Dia 21 de abril, feriado nacional, homenagem a figura histórica Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). De acordo com o professor Miguel Morano Júnior, coordenador da semana comemorativa aos 66 anos da FOP, Tiradentes não é somente o grande precursor da Independência Política do Brasil, não é somente, como disse o historiador Luiz Wanderley Torres, “uma das figuras máximas da nossa História, como uma síntese magnífica de nossa capacidade de luta, de coragem e resistência”, mas destaca-se no campo específico da odontologia nacional, esplêndido parâmetro de uma época e de uma profissão.

Por decreto o Governo Provisório da República – Decreto nº 155-B, de 04 de janeiro de 1890 – o dia da sua execução (21 de abril) foi considerado feriado nacional, e, por Decreto-Lei de 1965, Tiradentes foi considerado Patrono da Nação Brasileira e Patrono da Odontologia Brasileira.

Joaquim José da Silva Xavier nasceu no dia 12 de novembro de 1748, no Arraial do Pombal, termo da Vila de São João Del Rey, da então Capitania das Minas Gerais.

Preso em 1789, contando 41 anos de idade, foi executado no Rio de Janeiro a 21 de abril de 1792.

Por que do aniversário da FOP?

Algumas situações da época levaram a esta escolha e são elas: em 21 de abril de 1957, pela primeira vez o prédio da Faculdade de Odontologia foi franqueado ao público, ocasião em que se realizava a Jornada Brasileira de Odontologia e a 1ª Semana Piracicabana de Bons Dentes, uma iniciativa da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Piracicaba.

Foi uma inauguração auspiciosa, após brilhante discurso do Prof. Dr. Carlos Henrique Robertson Liberalli, instalador da Faculdade e seu primeiro Diretor, foi proferida a primeira aula “inaugural” do curso de Formação de Cirurgiões Dentistas, aula proferida pelo Prof. Dr. Aristóteles Orsini, Diretor da Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP, e, o tema foi “Isótopos Ativos na Biologia”.

Uma ocasião em que as forças vivas de Piracicaba da época se fizeram presentes; do Executivo, o Prefeito Municipal, do Legislativo, a Câmara Municipal com seus Vereadores, do Judiciário, as autoridades proeminentes da época; muita pompa, muita organização, todas as autoridades com sua vestes talares, e, ainda da igreja a presença do Bispo Diocesano.

Iniciava-se, então, uma jornada de expectativas sobre os pontos de vista: científico, educacional e de extensão à comunidade, que perduram até hoje, após 66 anos.

Parabéns professores, parabéns alunos, parabéns servidores, pois todos unidos fazemos a grandeza da FOP.

Parabéns FOP!