Terça, 06 Junho 2023 08:51

Trabalho da doutoranda Ana Souza foi premiado em congresso de Dentística

Escrito por

gbpd apresentação do painel

O trabalho da doutoranda em Clínica Odontológica com concentração em Dentística, Ana Ferreira Souza, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi premiado em 2º lugar na categoria Pesquisa Clínica e Laboratorial, no 25º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, que aconteceu em Gramado-RS, entre os dias 1 e 3 de junho. É o maior evento a nível nacional da área de Dentística. O estudo “Infiltrante resinoso de esmalte experimental modificado por agentes antimicrobiano e remineralizante” teve orientação da professora Giselle Maria Marchi.

Foi uma grata surpresa, disse Souza, ao receber o prêmio. “Foi um evento grandioso, com professores que são referência na área. Todos nós da área sabemos dos percalços de se fazer pesquisa, então essa premiação foi um estímulo enorme para continuar, uma sinalização de que estamos no caminho certo, de que nosso trabalho é relevante. Agradeço a todos os envolvidos e ao apoio da FAPESP para realização da pesquisa”, relatou.

O infiltrante resinoso de esmalte é um material utilizado em lesões iniciais de cárie, indicado para paciente não-colaboradores, em associação aos protocolos não-invasivos de manutenção da saúde bucal. A presença de potencial antimicrobiano e remineralizante no infiltrante poderia auxilar na prevenção de lesões de cárie secundária. O monômero quaternário de amônio metacrilato de dimetilaminohexadecil (DMAHDM) apresenta efeito bactericida, enquanto o fosfato de cálcio amorfo nanoparticulado (NACP) libera íons minerais que poderiam auxiliar na remineralização do esmalte dental. Estudos anteriores relatam que a incorporação associada desses agentes promove melhora no desempenho de materiais resinosos restauradores. Os resultados obtidos até o momento no presente estudo demonstram alta eficácia antimicrobiana do infiltrante contendo DMAHDM contra biofilme de Streptococcus mutans, a principal bactéria envolvida no desenvolvimento das lesões de cárie. O estudo segue em desenvolvimento.