Quinta, 22 Junho 2023 09:12

Aluna do PPG-Clínica Odontológica recebe Prêmio internacional na área de Engenharia de Superfícies

dsc 3975 297 1O trabalho “Multifunctional Coating Approach Integrating Visible-Light Driven Photodynamic Therapy and Photocatalytic Activity for Controlling Biofilm Accumulation and Reinforcing Wear Protection” desenvolvido pela aluna Bruna Egumi Nagay, doutoranda da Área de Prótese Dental, do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica – FOP/UNICAMP, conquistou a medalha de prata no prêmio “Graduate Student Award” na “49th International Conference on Metallurgical Coatings & Thin Films - ICMCTF”, realizada entre os dias 21 e 26 de maio, em San Diego – CA, Estados Unidos. A ICMCTF é reconhecida como a principal conferência internacional sobre engenharia de superfície avançada. O estudo teve orientação do Prof. Dr. Valentim Barão.

O Prêmio “Graduate Student Award” é um dos mais importantes da área, concedido desde 2006 a alunos de pós-graduação que se destacam na realização de pesquisas em engenharia de superfície avançada, com habilidades excepcionais que prometem realizações futuras significativas. O processo de seleção consiste basicamente em duas etapas. Na primeira etapa, 3 finalistas são selecionados com base na qualidade de seus resumos, currículos e cartas de avaliação. Em seguida, durante o evento, os 3 finalistas concorrem às medalhas de ouro, prata e bronze com base na qualidade da apresentação oral, discussão, currículo e profissionalismo. Além disso, os finalistas são avaliados por uma entrevista realizada por renomados professores da Divisão de Engenharia de Superfície Avançada.

De acordo com Bruna “Receber o Prêmio ‘Graduate Student Award’ é de extrema gratificação pois representa o reconhecimento de toda a dedicação dos últimos anos, além da qualidade do nosso trabalho. Para mim, esse prêmio tem dois significados especiais. O primeiro, é a superação do desafio de concorrer a um prêmio fora da nossa área de atuação (Odontologia), sendo avaliada e competindo com pesquisadores do mundo todo. Ainda, ter a oportunidade de representar a nossa Instituição e o nosso país foi motivo de muita alegria. O segundo, é a satisfação de poder compartilhar essa honraria com o meu orientador, Prof. Valentim, o qual também recebeu esse mesmo prêmio em 2011, ainda como aluno de doutorado. Certamente, esse prêmio representa um estímulo vivo para continuar me dedicando à ciência e educação.”

Neste trabalho in vitro observou-se que o revestimento desenvolvido potencializou o efeito antimicrobiano da terapia fotodinâmica mediada por azul metileno. Observou-se, ainda, que o revestimento promoveu menos danos de desgaste à superfície do titânio e melhorou as propriedades mecânicas do material. Dessa forma, uma vez que a falha dos implantes e o controle das infecções peri-implantares ainda são desafios a serem superados, tal abordagem traz novas perspectivas não só para o tratamento dessas doenças, bem como para o desenvolvimento de superfícies multifuncionais focados no aumento da longevidade dos implantes dentários.

A aluna e seu orientador reforçam e agradecem a contribuição de todos os envolvidos, as instituições parceiras e as agências de fomento financiadoras dessa pesquisa. Bruna é bolsista FAPESP e parte do trabalho foi desenvolvido na Holanda durante seu doutorado sanduíche financiado pela CAPES-PrInt.