Quinta, 17 Agosto 2023 08:45

Prof. da FOP é um dos autores da 1a obra voltada especificamente para lesões orais em crianças e adolescentes

Escrito por

livroApós ministrar um curso em formato EAD para um grupo de dentistas, particularmente odontopediatras, durante a pandemia, surgiu a ideia de ter um material que abordasse as lesões orais, principalmente, em crianças e adolescentes. Desta ideia nasceu o livro, “Lesões Orais na Infância e Adolescente”, que acaba de ser lançado no 48o Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de julho. O congresso é realizado anualmente e foi organizado pela Sociedade Brasileira Estomatologia e Patologia Oral.

A obra teve como um dos editores o professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Márcio Ajudarte Lopes, que divide o posto com os professores Manoela Domingues Martins, José Carlos Imparato e Sandra Kalil Busadoli. O livro teve colaboração dos professores da FOP Oslei Paes de Almeida, Pablo Agustin Vargas e Alan Roger dos Santos Silva, além de vários profissionais, professores, alunos de pós-graduação de várias faculdades do Brasil e da América Latina.

Composto por 327 páginas, dividida em 8 capítulos, podendo ser encontrada nas melhores livrarias, o livro é o primeiro a ser desenvolvido especificamente com abordagem para lesões orais para em crianças e adolescentes. “Observamos durante os atendimentos no Orocentro inúmeras lesões que acometem crianças e adolescentes. Portanto, a descrição das principais lesões associadas as ilustrações poderá contribuir para melhor entendimento desta temática ”, conta Lopes.

A obra congrega a visão de estomatologistas, patologistas, cirurgiões bucomaxilo e odontopediatras no processo de diagnóstico e tratamento das lesões orais mais comuns na prática daqueles que atendem crianças e adolescentes. Os autores trazem de forma objetiva o manejo do paciente, o processo do diagnóstico das lesões orais de tecido mole e que acomete o complexo maxilo-mandibular, bem como o tratamento dessas enfermidades. Trata-se de um guia para o aprendizado do diagnóstico das doenças de boca mais comuns na prática clínica em odontopediatra, além de trazer excelentes imagens clínicas e de exames complementares.