Quinta, 17 Agosto 2023 07:17

FOP-UNICAMP Recebe Prêmio CAPES de Tese 2023

Dra. Anna Luiza e Prof. Alan Roger na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral em julho de 2023 Dra. Anna Luiza e Prof. Alan Roger na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral em julho de 2023

A tese de doutorado de Anna Luiza Damaceno Araújo, proveniente do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia (PPG-EP) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), foi uma das três laureadas na categoria de Odontologia na edição de 2023 do Prêmio CAPES de Tese.

Natural de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, Anna Luiza cursou Odontologia na Universidade do Estado do Amazonas e, posteriormente, completou mestrado e doutorado no PPG-EP da FOP-UNICAMP, com período de doutorado sandwich de seis meses em colaboração com o Departamento de Patologia Oral e Maxilofacial da School of Clinical Dentistry, na University of Sheffield, Inglaterra, sob supervisão do Dr. Ali Khurram.

A tese intitulada "Machine Learning aplicada às investigações nos campos da Estomatologia e da Patologia Oral e Maxilofacial" recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2023 (Edital nº 2/2023), concentrou-se na área de Estomatologia no PPG-EP, sob a orientação do Prof. Dr. Alan Roger dos Santos Silva (FOP-UNICAMP), coorientado pelo Prof. Dr. Matheus Cardoso Moraes (ICT-Unifesp). Os resultados notáveis incluem quatro publicações científicas em periódicos de destaque na área de diagnóstico e tratamento de doenças bucais: Journal of Oral Pathology & Medicine, Oral Oncology e Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology.

O Prêmio CAPES de Tese, iniciado em 2005, abrange todas as áreas de conhecimento representadas na avaliação nacional de pós-graduação stricto sensu. Ele reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação no Brasil durante cada ano, em 49 áreas distintas. O objetivo central é ampliar a visibilidade das iniciativas positivas promovidas pela CAPES na pós-graduação brasileira. Anunciado em 14 de agosto, este ano registrou um recorde de inscrições, com 1.469 trabalhos analisados, tornando-se a edição com maior participação em quase 20 anos de concurso.

Atualmente, a Dra. Anna Luiza atua como pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Sob a supervisão do Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski, ela conduz a pesquisa "Aplicação de Inteligência Artificial no Diagnóstico Clínico e Histopatológico de Câncer de Cabeça e Pescoço", com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPES n. 21/14585-7). Este estudo visa desenvolver e avaliar modelos de Inteligência Artificial para o suporte ao diagnóstico do câncer de boca, tumores de glândula salivar e linfomas por meio da análise de imagens, que podem ser fotografias ou imagens de lâminas histológicas (provenientes de biópsias).

A aplicação da Inteligência Artificial como um sistema de apoio ao diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço tem o potencial de aliviar a carga de trabalho dos profissionais clínicos e patologistas. Isso não apenas agilizaria, mas também aprimoraria o processo diagnóstico em escala ampla, gerando um impacto positivo significativo no prognóstico dos pacientes afetados por essa doença. A motivação da equipe, ao concluir esta pesquisa, é criar um algoritmo altamente eficiente e de baixo custo que possa ser integrado à rotina clínica com o propósito de oferecer suporte aos profissionais de saúde. A finalidade desse algoritmo é facilitar as decisões clínicas, o que por sua vez irá se converter em benefícios diretos para populações com elevado risco de desenvolvimento de câncer e com baixo acesso a serviços qualificados de diagnóstico e tratamento oncológico.

Link para a tese no repositório UNICAMP: [Tese UNICAMP] https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=553374

Resultado do Prêmio CAPES de Tese 2023: [PDF Resultados CAPES de Tese 2023] https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/resultados-dos-editais/14082023_Edital_2036623_Edital_2_2023_SITE.pdf