Sexta, 29 Setembro 2023 08:00

FOP realiza a Semana Comemorativa do Patrono “Prof. Carlos Henrique Robertson Liberalli”

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove, entre os dias 25 a 29 de setembro, a Semana Comemorativa do Patrono da FOP “Prof. Dr. Carlos Henrique Robertson Liberalli, com o tema: História do Instalador e Primeiro Diretor da FOP. Serão desenvolvidas várias atividades culturais, lúdicas, e também haverá distribuição de brindes. No dia 29, às 14h, no salão nobre, haverá a cerimônia solene de lançamento da nova Biografia do professor, instalador e primeiro diretor da FOP. Na sequência, será realizado o descerramento da placa da Biblioteca.

Programação

- Segunda-feira, dia 25 – abertura da semana com inauguração da exposição de quadros e pinturas, no saguão superior da FOP, às 10,00 horas. Na sequência, no saguão em frente à biblioteca, será feito o lançamento do concurso, cujo tema é: A história do Instalador e Primeiro Diretor da FOP, Professor Carlos Henrique Robertson Liberalli. Nesse concurso poderão participar os alunos da FOP, funcionários, terceirizados e o PIBIC-EM. A estratégia do concurso está em cartazes afixados no quadro de avisos do saguão.

- Terça-feira, dia 26 – continuação das atividades relativas ao concurso, tendo como protagonistas os alunos do PIBIC-EM.

- Quarta-feira, dia 27 – continuidade das atividades relativas ao concurso, e no período da tarde, será desenvolvido o projeto: “O QUE QUERO SER QUANDO CRESCER”. Cerca de 500 alunos de quinto ano do Ensino Fundamental das Escolas em Tempo Integral (ETIs) de Piracicaba visitarão a FOP.

- Quinta-feira, dia 28 – visita da Escola Prof. Liberalli, de São Paulo, sendo horário de chegada às 08,00 horas, com atividades lúdico-pedagógicas até as 16,00 horas (incluindo apresentação de vídeo sobre a FOP, projeção de fotos sobre a vida do Prof. Liberalli, visita ao mini museu do Professor Liberalli, apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos do PIBIC-EM, mesas clínicas sobre prevenção e saúde bucal, visita aos laboratórios e setores específicos da FOP, almoço e lanches.

- Sexta-feira, dia 29 – durante todo o dia, apresentação da Oral B e de seus produtos com sorteio de brindes. Às 11,00 horas, pela manhã, apuração dos resultados do concurso com distribuição de prêmios - no saguão em frente à biblioteca. As 14,00 horas no Salão Nobre, cerimônia de Encerramento do Evento. Na sequência, descerramento da placa comemorativa na fachada da biblioteca, segue-se o “coffee break” com os presentes.

Histórico

Em 20 de janeiro de 1955, o Governo do Estado criou a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba, na qualidade de Instituto Isolado do Conselho Estadual de Ensino Superior. Seu funcionamento foi autorizado através do Decreto Federal nº 41.781 de 04 de julho de 1957, sendo o curso de odontologia reconhecido pelo Decreto Federal de 17/07/1961. Seu instalador e primeiro Diretor foi o Prof. Dr. Carlos Henrique Robertson Liberalli.

Funcionou como Instituto Isolado Estadual até 1967 e, a partir de 31/01/67, incorporou-se à Universidade Estadual de Campinas, sob o nome de “Faculdade de Odontologia de Piracicaba”.

Considerada uma das mais importantes Faculdades de Odontologia do país, ocupando lugar de destaque em decorrência de seu empenho no desenvolvimento da pesquisa, de seus cursos de graduação e pós-graduação, permitindo o aprimoramento técnico e proporcionando aos alunos treinamento adequado em suas clínicas integradas e estágios extramuros. Além disso, tem papel importante na formação de profissionais técnicos através do curso de Técnico em Prótese Dentária.

Paralelamente a suas atividades acadêmicas, suas clínicas de atendimento odontológico oferecem tratamento odontológico de alto nível à população de Piracicaba e região, sendo também um centro de referência para outros Estados do país.

A FOP tem se destacado como uma das melhoras faculdades do mundo, sendo classificada na 27ª posição na 7ª edição do QS (Quacquarelli Symonds) World University Ranking (2017). A Unicamp classificou-se como a terceira melhor universidade da região no ranking QS América Latina e Caribe de 2023.