Quinta, 21 Setembro 2023 08:37

Prof. Alexandre Freire é homenageado pela Câmara pelo trabalho desenvolvido com capoeira na FOP

dsc 5639O professor Alexandre Rodrigues Freire, da área de Anatomia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu homenagem da Câmara Municipal de Piracicaba na noite desta terça-feira (19), na reunião solene em comemoração ao Dia do Capoeirista e entrega da Medalha Mestre Cosmo, que homenageou 10 capoeiristas. As homenagens foram estabelecidas pelos Decretos Legislativos que tem como um dos autores o vereador Paulo Campos e a solenidade atende ao requerimento de autoria do vereador Acácio Godoy.

De acordo com os documentos, o Dia do Capoeirista foi instituído com o intuito de homenagear essa expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira, desenvolvida por escravizados africanos trazidos ao Brasil, que também representa a resistência à escravidão. Antes considerada criminosa, inclusive com a prática banida no século 19, a capoeira foi reconhecida oficialmente, em 1972, como esporte autenticamente nacional e, em 2008, como patrimônio da cultura do País

A homenagem recebida pelo professor Alexandre decorre do trabalho desenvolvido na FOP com o ensino da capoeira. O professor foi reconhecido pela cidade e pela Câmara. “A capoeira dentro da universidade é algo que ainda não é tão grande no nosso país. Estamos ainda em crescimento. Ela contribui muito para o ensino no curso de odontologia, na formação dos alunos, pelas atividades físicas, pela saúde mental e pelo conhecimento da cultura brasileira. Tudo isso é algo complementar que vai enriquecer mais ainda a formação dos alunos, não só como dentistas, mas, como seres humanos também. Estamos pensamos em algo maior, oferecer essa atividade à comunidade externa”, conta.

De acordo com o vereador Acácio Godoy, o poder legislativo presa pela preservação da memória cultural da cidade. Há uma tradição de se celebrar na Câmara tudo o que é importante para a sociedade brasileira e Piracicabana. Além do “Dia do capoeirista, o vereador tem trabalhado com algumas pautas ligadas a comunidade negra, como o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e 20 de novembro, morte de Zumbi dos Palmares. Ele contou com apoio do capoeirista Marquinhos e da diretora do Afropira, Elaine Teotônio, para que desse um parâmetro para fazer a homenagem de maneira onde realmente os capoeiristas se sentissem prestigiados. Essa homenagem também é uma forma de resistência.

Homenageados - Receberam a Medalha Mestre Cosmo e o quadro alusivo ao Dia do Capoeirista: o Contramestre Dentinho Baiano (Alessandro Vieira Santos), Alexandre Rodrigues Freire (FOP), Cláudio José da Silva, Mestre Saruê (postumamente, homenagem recebida por seu filho Paulo), Mestre Babuíno (Jamerson Claudino de Barros), Mestre Negão (Leandro Leite), Lúcia Helena Silveira, Mestre Marquinhos (Marcos Vinícius Farias), Reginaldo Reges Sampaio Antônio e Sândio de Oliveira Gomes (Professor Cheiroso).