Quarta, 22 Novembro 2023 11:16

ÁREA DE CARIOLOGIA DA FOP CONTEMPLADA EM EDITAL DO CNPQ

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou Chamada Pública para o financiamento de estudos transdisciplinares em Saúde Coletiva, com o investimento global de R$ 80 milhões (Chamada Link Permanente Chamada Nº 21/2023 - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva).

O objetivo da chamada é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País e que considerem a transversalidade e a interseccionalidade em saúde coletiva para o desenvolvimento de evidências sensíveis às necessidades da saúde da população brasileira.

O Projeto de pesquisa “Qualidade de dentifrícios fluoretados distribuídos pelo SUS no Brasil e impacto na saúde bucal”, sob responsabilidade da Profa. Dra. Cínthia Tabchoury, área de Cariologia do PPG-O, com a colaboração dos Profs. Drs. Antonio Pedro Ricomini Filho e Jaime Aparecido Cury, foi aprovado com recursos no valor de 270 mil reais.

O tema do projeto é de extrema relevância para a saúde bucal da população brasileira, pois cremes dentais fluoretados são amplamente distribuídos para populações com menor condição socioeconômica por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, alguns estudos já demonstraram que a concentração de fluoreto nestas formulações pode estar abaixo ao desejável para o controle de cárie, ou mesmo é inexistente. Um destes estudos foi publicado em 2022a Revista de Saúde Pública e foi realizado em parceria com docentes e alunos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Segue link: https://www.scielo.br/j/rsp/a/NCrFf85Sh6YM36NZScX9hDk/?lang=en

Sendo assim, a Profa. Dra. Cínthia Tabchoury e a equipe da Cariologia avaliarão se os dentifrícios distribuídos por meio do SUS nos 26 estados brasileiros possuem concentração de fluoreto biodisponível e com potencial anticárie. “Formulações de cremes dentais contendo carbonato de cálcio e monofluorfosfato de sódio tem imenso impacto social, principalmente para países como o Brasil. Primeiro porque custam 2-3 vezes menos que outras formulações, segundo e mais importante, são amplamente distribuídas para populações com menor condição socioeconômica, como é feito no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Contribuir na avaliação de produtos que a população recebe é uma importante ação da universidade”, afirma a Profa. Cínthia Tabchoury.

Os resultados deste projeto de pesquisa, certamente, auxiliarão gestores e profissionais de saúde municipais e estaduais de cada estado nas tomadas de decisões para a aquisição de cremes dentais fluoretados em processos de licitação e, assim, contribuindo para a saúde bucal da população brasileira mais vulnerável.