Domingo, 17 Dezembro 2023 16:07

Projeto “Reconhecimento Facial” é o vencedor do Prêmio PAEPE na FOP

A cerimônia de entrega do Prêmio PAEPE 2023 aconteceu na manhã de segunda-feira (11) no Centro de Convenções da Unicamp. Na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp o projeto piloto “Reconhecimento Facial, desenvolvido pelos servidores Jonathan Souza Pinheiro e Felipe Corrêa Nogueira, da área de Tecnologia da Informação (TI), foi o vencedor. A FOP concorreu com 9 projetos.

Durante a cerimônia, houve uma pausa nas entregas dos prêmios para a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), que executou quatro músicas de repertório variado – uma clássica, duas internacionais (Beatles e Elvis Presley) e uma nacional (Tom Jobim).

“O projeto piloto foi um sucesso.  É muito gratificante quando a qualidade do seu trabalho é reconhecida. Sentimos que valeu a pena todo esforço. Estamos felizes pelo Reconhecimento”, disse Jonathan e Felipe.

O sistema de reconhecimento facial é uma das novidades tecnológicas que vem conquistando cada vez mais espaço. Essa tecnologia utiliza algoritmos de processamento de imagens e aprendizado de máquina para identificar e verificar a identidade de uma pessoa com base nas características únicas do rosto. “Escolhemos essa solução de “reconhecimento facial" a fim de facilitar a liberação do acesso de pessoas autorizadas na sala de aula, aumenta a segurança, evita a aquisição de cartões de identificação físicos no caso do uso de outra forma de tecnologia como leitor de cartão para acesso à sala, o que economiza, de fato, recurso financeiro da Instituição”, conta Jonathan.

Criado em 2011 com o objetivo de dar visibilidade a projetos bem-sucedidos de servidores técnicos e administrativos, o Prêmio Paepe (Profissional de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão) foi interrompido durante a pandemia de covid-19 e retomado em 2022. “Essa premiação é uma forma de valorização do trabalho e de reconhecimento nas unidades pelos pares. Mesmo quem não recebeu troféu já pode se considerar um vencedor”, enfatizou Lorenzetti, que também destacou a possibilidade de utilização da inteligência coletiva dentro e fora da Universidade, conforme consta no Portal da Unicamp.

De acordo com Glaucia Beatriz de Freitas Lorenzetti, presidente do comitê organizador do Prêmio Paepe 2023, foram submetidos e avaliados este ano 239 projetos, elaborados por 773 autores (uma média de 3,2 integrantes por proposta). Desse total, 106 projetos vieram de unidades de ensino e pesquisa, 74 da área administrativa, 51 da área da saúde (subdividida em Administrativa, Enfermagem, Médica e Técnica e Serviços) e nove de centros e núcleos interdisciplinares. Cada um dos 49 vencedores da Premiação Local recebeu um troféu e a quantia de R$ 8.390,17.