Terça, 23 Janeiro 2024 08:06

Docente da FOP lança o livro “Cariologia e Fluoretos em Odontologia: da Pediatria à Geriatria”

Escrito por

O professor titular (Colaborador) Jaime Aparecido Cury, da Área de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP), estará lançando às 16:30 h do dia 26 deste, durante o CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo) em São Paulo, o livro "Cariologia e Fluoretos em Odontologia: da Pediatria à Geriatria". Com 256 páginas distribuídas em 8 capítulos, a obra foi publicada pela Santos Publicações.

O livro abrange conhecimentos científicos desde a composição mineral dos dentes e sua interação com o ambiente bucal (saliva e fluido do biofilme), a formação do biofilme cariogênico e sua implicação com cárie, o mecanismo de ação anticárie do fluoreto e os meios de uso de fluoreto no controle da cárie dentária. No último capítulo, o professor Jaime Cury explora questões éticas e a Translacionalidade da Pesquisa e no terceiro ele não só desmitifica como desmistifica os riscos do uso de fluoretos em Odontologia.

O livro começou ser planejado em junho de 2021, e sua conclusão ocorreu em outubro de 2023. O prefácio foi gentilmente elaborado pelo professor Luiz Narciso Baratieri (UFSC) que ressaltou: “Quando conheci o professor Jaime Cury vi nele (um Dentista cientista), o mesmo conceito no qual sempre acreditei. Vi que ele fazia a melhor coisa do mundo. Ele fazia e continua fazendo, depois de tantos anos, aquilo que ama, e isso é visível naquilo que ele faz”.

A apresentação do livro foi feita com maestria pelos professores Branca Heloisa de Oliveira (UERJ) e Carlos Alberto Feldens (ULBRA-RS), os quais destacaram que:

Esta obra “deve ser considerada leitura de cabeceira para todo profissional de saúde bucal, professor, pesquisador e gestor da área de Odontologia”. O livro será “indiscutivelmente um legado que enriquecerá o conhecimento e inspirará futuras gerações na busca pelo saber, pois tem pelo menos ‘cinco marcas’ do prof. Jaime”: 1) Avanço no conhecimento científico; 2) Formação e qualificação de recursos humanos; 3) Prática odontológica baseada em evidência científica; 4) Engajamento no “bom combate” e 5) Políticas públicas e qualidade de vida.