Quinta, 04 Abril 2024 15:43

19 alunos da 63ª Turma da FOP-Unicamp receberam Certificado do Cepae

Dezenove alunos da 63ª Turma do Curso de Graduação em Odontologia da FOP-Unicamp receberam Certificado de Conclusão do Estágio de Capacitação em Serviço oferecido pelo Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais – Cepae. A cerimônia de entrega do Certificado aconteceu no último dia 03 e contou com a presença de amigos e familiares dos alunos, além de professores e da Diretora associada da FOP, a Prof Dra Karina Gonzales Silvério Ruiz.

Os alunos concluintes são: Aline de Lima Daniel, Ana Luiza Martins Lucas, Anna Laura Santos Doalto, Bruna Beatriz Ferreira Silva, Bruna Bratfisch Passaro, Daphne Filliettaz, Franciely Oliveira da Silva, Guilherme Gomes Santos Nunes, Helena Carla Goncalves dos Santos, Isadora Alves Lorenzo, Karina Reche Casale, Lana Paula Risso, Lara de Carvalho Tarlá, Lucas Machado Costa Bispo , Maira Cruz Pessoa Soares, Nadine Zumesteen, Natália Avagliano Alvarenga Silva, Nathalia de Andrade Orsino e Naydson Pereira dos Santos.

A Prof Dra Rosana de Fátima Possobon, coordenadora do Cepae, abriu a cerimônia fazendo uma retrospectiva da passagem destes alunos pelo Cepae. “Eles iniciaram o estágio ainda no período da pandemia. Participaram das aulas teóricas preparatórias e do primeiro ano de atividades práticas de forma online, junto com os profissionais do Curso de Especialidade e sob os cuidados da Equipe de supervisão. Ao término da pandemia, puderam finalmente atender as crianças e conhecer o Programa do Cepae de forma presencial”, comentou a Coordenadora.

Ainda segundo a Prof Rosana, estes alunos mostraram muita determinação, interesse e boa vontade para se manter em atividades, mesmo que à distância, e cumprir as exigências do estágio.

“Concluir este estágio significa a participação nas atividades das 07 Disciplinas Optativas oferecidas pela área de Psicologia Aplicada, ao longo de 3 anos e meio. Estas disciplinas são desenvolvidas no Cepae e capacitam os alunos para o atendimento interdisciplinar preventivo precoce”. A coordenadora ainda destacou a importância deste Estágio para a formação do aluno: “Os alunos que concluem o estágio recebem capacitação para trabalhar em equipe interdisciplinar, com conhecimento das 4 áreas que, além da Odontologia, compõem o Cepae - enfermagem, nutrição, psicologia e fonoaudiologia - para atender crianças de 0 a 4 anos, inclusive com conhecimento sobre aconselhamento em amamentação e manejo do comportamento”.

A oradora da turma foi a aluna Lana Paula Risso que agradeceu à toda a Equipe de Supervisão e Coordenação do Cepae, destacando a contribuição da secretária, Sra Sirlei Marina Silva Ferezini, e das Supervisoras Jucilene Casati Lodi e Ana Paula Almada Neves, em nome de toda a Equipe de Supervisão, pela gentileza e prontidão com que sempre assistiram à Equipe. Ela fez também uma emocionante homenagem aos colegas de turma, destacando algumas das situações pelas quais passaram juntos durante o período de estágio.
A paraninfa escolhida pela Turma foi a Supervisora da Avaliação Ortodôntica das crianças assistidas pelo Cepae, a Cirurgiã-Dentista Cely De Souza Brito Garcia Di Mase, que contou uma fábula para exemplificar o seu conselho à turma: “A vida é como uma casa cheia de espelhos, a refletir o bem ou o mal, a alegria ou a tristeza; por isso vigiem seus pensamentos e atitudes, pois o que vocês terão de volta, será um reflexo disso tudo. Sejam felizes e contem comigo sempre!”

A cerimônia foi concluída com a entrega dos certificados e uma sessão animada de fotos. Confira a seguir: