Terça, 16 Abril 2024 16:59

Trabalhos de alunos da FOP são premiados na IADR

Dois alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp foram premiados na "International Association for Dental Research" (IADR) realizado entre os dias 13 e 16 de março, em Nova Orleans, LA, EUA. O estudo conduzido pela aluna Beatriz Ometto Sahadi foi agraciado com o prêmio "IADR Kulzer Travel Award 2024 – América Latina". A pesquisa teve orientação do professor da área de Dentística, Marcelo Giannini. Já o trabalho do aluno Helvis Paz foi premiado na categoria “IADR Colgate Research in Prevention Travel Award” e teve orientação do professor da área de Periodontia, Renato Corrêa Viana Casarin.

"Sabemos que o "International Association for Dental, Oral, and Craniofacial Research" (IADR) recebe inúmeros trabalhos de alta qualidade e diante disso, ser contemplada com o melhor trabalho da América Latina no Grupo de Materiais Dentários do IADR me fez sentir motivada para continuar com as nossas pesquisas. Para mim foi uma honra ter representado o meu país e a minha Universidade no maior congresso de Odontologia do mundo e disputado o prêmio "IADR Kulzer Travel Award 2024 – América Latina". Gostaria de agradecer a empresa Kulzer, em parceria com o IADR, pela valorização e incentivo aos jovens pesquisadores e pela oportunidade que tivemos em compartilhar parte da nossa pesquisa com a sociedade odontológica mundial”, conta Beatriz Ometto Sahadi. Coautores: Carolina André, Marina Rodrigues Santi, Felipe Fabrício Farias da Silva, Victor Feitosa.

O estudo conduzido por Helvis Paz foi realizado em parceria com o Karolinska Institutet, na Suécia, durante o estágio de sanduíche (CAPES/PrInt 88887.717561/2022-00).

Combinando análises multiômicas, foi identificado diferenças na expressão de vários marcadores no fluido gengival relacionados ao hospedeiro e microbiota em crianças com maior risco de desenvolver doença periodontal no futuro.

“Esse prêmio busca reconhecer e encorajar jovens pesquisadores que realizam pesquisas científicas focadas na prevenção de doenças orais a disseminarem seus trabalhos na comunidade científica internacional. A premiação é dada a seis pesquisadores, sendo cada um de uma região da IADR, sendo o Hélvis o recipiente representante da região latino-americana, avalia Casarin.

Helvis Paz falou da alegria pelo recebimento do prêmio. “Sinto-me feliz pelo reconhecimento e honrado em representar nossa região. É sempre uma satisfação pessoal e profissional levar à comunidade científica internacional resultados frutos de muita dedicação, que geram novos avanços científicos que nosso grupo de pesquisa vem realizando”. Coautores: Kai Bao, Angelika Silbereisen, Camila Stolf, Mabelle Monteiro, Márcio Casati, Georgios Belibasakis, Nagihan Bostanci.