Quarta, 15 Maio 2024 09:12

2ª Edição Itinerante do Fórum de Gestores PAEPE discute temas relevantes para servidores

dsc 7529A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp sediou, na manhã de segunda-feira (13), no salão nobre, a 2ª Edição Itinerante do Fórum de Gestores PAEPE, que foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da FOP. O diretor da Unidade, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, deu abertura ao evento e falou da importância de Piracicaba receber um encontro tão importante. O evento contou com público expressivo dos três campi.

Entre os assuntos discutidos no evento, destaca-se a implantação do ponto eletrônico do controle de frequência dos servidores, apresentado por Everaldo Pinheiro, coordenador Ajunto da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH); Processo de Progressão de 2024, abordado por Giovana Beraldo de Azambuja Silva, da coordenadoria de carreira da DGRH; Projeto Piloto de Trabalho Remoto na Unicamp, abordado pela professora Maria Aparecida Quina, presidente do grupo de trabalho que discute o tema e Edson Cardoso Lins, coordenador da Educorp, destacou a parceria com a FOP na implantação da sala Educorp na Unidade.

Idealizado pelo Gabinete do Reitor, Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Escola de Educação Corporativa (Educorp), Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) e Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), o Fórum de Gestores PAEPE pretende se constituir como canal institucional de comunicação para promover maior aproximação da administração superior com os líderes técnico-administrativos, a fim de permitir a apresentação e discussão de informações institucionais de interesse da comunidade e propiciar o esclarecimento de ações institucionais. O Fórum é coordenado por Adilton Dorival Leite e os gestores Edison Cardoso Lins (Educorp), Maria Aparecida Quina de Souza (DGRH), Luiz Carlos Fernandes Junior (GGBS) e Fábio Rodrigo Pinheiro da Silva (SIC) como membros desse comitê.

O reitor, professor Antônio José de Almeida Meirelles, não pôde comparecer ao evento, mas enviou um vídeo, no qual elogia a iniciativa da criação do Fórum e fala da necessidade de envolver de forma mais intensa os servidores na administração da Universidade e que o Fórum vem cumprindo com muita proficiência esse esforço de levar informações ao conjunto de servidores e aos gestores.  Essa atividade deve ser difundida pela Universidade e também colher ideias, aprimorar processos de participação que, sem dúvida, terão impacto na qualidade do que realiza e no próprio bem-estar da comunidade. “Os temas que serão abordados são de bastante interesse da comunidade e que o evento se repita nos próximos anos”, disse.

A coordenadora Geral da Unicamp, professora Maria Luiza Moretti, disse que a criação do Fórum de Gestores foi uma ideia brilhante. É a oportunidade de aproximar os profissionais com as direções. “Foi um momento especial”. Ela destacou que essa gestão tem trabalhado para que os servidores se reúnam com mais frequência, principalmente, depois de um período de isolamento. “Tenho visto nos eventos um número crescente de pessoas que participam dessas atividades. Ou seja, há uma vontade inerente das pessoas de estarem juntas, se comunicarem, e, muito mais do que isso, ter uma oportunidade de experiência, atualização na área de gestão dos profissionais Paepe”. A coordenadora lembrou, ainda, que a FOP é a Unidade mais antiga da Universidade e uma das melhores faculdades de odontologia do mundo (23º lugar no mundo, segundo o ranking QS), e sempre mantém uma alta titulação entre os principais cursos do mundo. “Nos traz um orgulho muito grande”, disse. Ela também destacou a possibilidade de a Unidade abrigar um curso de medicina. “É um grande desafio, mas tenho certeza que esse curso será exemplo e moderno na área de ciências medicas”.

dsc 7535O chefe de Gabinete, professor Paulo Cesar Montagner, disse que é um momento privilegiado e chega com muitas ideias importantes, inovadoras e serve como instrumento de aproximação. “Quando construímos essa ideia, Fórum de Gestores, sabíamos que ele tinha um enorme potencial de entrosamento, capilaridade e articulação. Os resultados têm sido muito valiosos. É um momento privilegiado de troca de experiências e discussão de temas relevantes para a nossa comunidade e agora com esse deslocamento para os outros campi acaba criando uma sinergia muito valiosa. Somos a soma de todos os talentos e virtudes de nossa gente, no caso, daqueles que constroem e construíram a Unicamp”. O professor também falou da possibilidade da implantação do curso de medicina na FOP e da construção do Centro Clinico Multidisciplinar.