Terça, 09 Dezembro 2014 15:18

Orocentro

Coordenador: Prof. Dr. Márcio Ajudarte Lopes

A disciplina de Patologia Bucal da FOP desenvolve um serviço de diagnóstico e tratamento de indvíduos com enfermidades bucais desde o início da década de 80. Este serviço iniciou-se com apenas um consultório odontológico que, atendia de forma gratuita cerca de 300 atendimentos por mês, sendo aproximadamente 30 pacientes novos a cada mês.A partir de 1998, com sua ampliação o Orocentro/Triagem "Prof. Dr. Lourenço Bozzo" passou a realizar em média 700 atendimentos/mês, sendo aproximadamente 80 pacientes novos.

Abaixo as atividades que mais se destacam dentro desse Centro:

  • atendimento odontológico a indivíduos HIV positivo e com manifestações clínicas da AIDS, o qual inclui tratamento restaurador, cirúrgico, endodôntico, periodontal e protético. Esse grupo responde aproximadamente por 200 atendimentos/mês.
  • atendimento odontológico a indivíduos portadores de doenças sistêmicas, outras doenças infecto-contagiosas e síndromes. Neste grupo são prestados 80 atendimentos/mês.
  • tratamento clínico de suporte a pacientes em tratamento radioterápico para tumores da região oral e peri-oral. São prestados cerca de 100 atendimentos/mês.
  • diagnóstico, tratamento e acompanhamento de indivíduos acometidos por doenças bucais como por exemplo câncer. São oferecidos aproximadamente 320 atendimentos/mês.
  • Além destas atividades, o Orocentro apresenta um sistema de plantão permanente com o objetivo de tirar dúvidas e realizar exames clínicos preventivos para doenças bucais.