uec fopFaculdade de Odontologia de Piracicaba

Coordenadoria de Pós-Graduação

print banner top

Consolidação e prospecção de novos parâmetros de internacionalização com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico.

ATENÇÃO - EDITAIS ABERTOS - DOUTORADO SANDUÍCHE e PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL

Projeto 1:

• Docentes/Pesquisadores Participantes: Americo Bortolazzo Correr (coordenador), Alan R Santos Silva, Carmem S Pfeifer, Fernanda Miori Pascon,  Lourenço Correr Sobrinho, Luis Roberto Marcondes Martins, Marcelo Giannini, Mario Alexandre Coelho Sinhoreti, Mario Fernando de Goes, Rafael LX Consani, Regina Maria Puppin Rontani, Simonides Consani.

Os pontos focais  de importância são  a capacitação/qualificação  de docentes, formação de egressos  de alto nível para inserção no mercado de trabalho,  e fortalecimento em pesquisa e desenvolvimento em áreas  estratégicas, com foco em biomateriais. Nesse sentido, inovações terapêuticas  e farmacológicas têm sido desenvolvidas no processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários,  pelo intercâmbio de alunos e docentes desde o ano 2000.  Essas parcerias, tem resultado em produtos de alto nível técnico-científico,  como patentes, publicações de alto impacto, bem como a capacitação dos egressos, impactando na qualidade do PPG-MD que tem se mantido nota 6 CAPES desde então. Dentre as IES parceiras, destacam-se  a Oregon Health Science University (Estados Unidos), tendo recebido 8 discentes e 3 docentes do PPG-MD, destacando-se o credenciamanto de um docente da OHSU como Docente do PPG-MD. Além disso, a Universidade  da Flórida, em Gainesville, já recebeu 1 Docente do PPG-MD e 4 discentes. O projeto visa o estreitamento do processo de internacionalização, incrementando a pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico no PPG-MD,  propondo-se a continuação desse processo por meio de intercâmbios de docentes e discentes e solidificação de pesquisas nos seguintes temas: síntese e caracterização físico-químicas e biológicas de nanoestruturas funcionalizadas  para uso como sistemas de drug delivery, bem como o desenvolvimento de materiais contendo essas estruturas, como materiais para a liberação controlada de biomodificadores, fármacos e dispositivos para regeneração, restauração e substituição de tecidos moles e duros. Além disso, pretende-se  desenvolver materiais poliméricos livres de Bisfenol-A e/ou com baixa contração de polimerização para a área odontológica e afins. Esses projetos atravessam várias áreas de conhecimento, abarcando desde o desenvolvimento de novas substâncias até a descoberta de novos usos para fármacos,  materiais e dispositivos de uso odontológico. Outras atividades têm sido efetuadas de maneira menos frequente com outras universidades como a Universidade do Tennesseee, Universidade do Colorado, entre outras, resultando em produtos de alto impacto. Dado resultado positivo, pretende-se outras parcerias,  como a que está sendo estabelecida com a Cardiff University/Reino Unido, tendo como parceira nacional a Faculdade de Engenharia Quimica da Unicamp, para o desenvolvimento e otimização de biomateriais.

Lido 1833 vezes