uec fopFaculdade de Odontologia de Piracicaba

Coordenadoria de Pós-Graduação

 

Normas Gerais do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica

Perfil dos Alunos para Mestrado e Doutorado

Estão aptos a participar da prova de seleção e serão admitidos Cirurgiões-Dentistas. Vale salientar que não é possível a solicitação do título de especialista junto ao Conselho Federal de Odontologia após finalizar qualquer dos dois níveis de formação do programa (mestrado e doutorado), conforme Portaria CFO98/2010.


Inscrição

O candidato deve preencher ficha de inscrição e apresentar a documentação solicitada.

Documentos necessários para Inscrição:

Cópias Autenticadas dos seguintes documentos:

  • Ficha de Inscrição;
  • 1 fotografia 3x4;
  • Curriculum LATTES Documentado.

Obs.: Os documentos constantes do currículo não necessitam de autenticação.


Exame de Seleção

A seleção de candidatos será feita através de:

  • Prova de conhecimento específico na Área de Concentração;
  • Avaliação de língua estrangeira, por meio de teste específico a ser aplicado pela Área de Concentração;
  • Análise de Currículo Lattes;
  • Entrevista do candidato com o Coordenador da Área de Concentração ou Comissão Examinadora;

O exame de seleção, em ambos os níveis, será feito em duas fases: a 1ª fase constituirá em prova escrita de conhecimento específico na Área de Concentração (cuja nota deverá ser igual ou superior a 6,0 - eliminatória), análise do resultado da avaliação de língua estrangeira e análise do currículo. Obtida a nota média destes exames, que deverá ser igual ou superior a 6,0, será divulgada uma lista, por ordem de classificação, da qual serão chamados até 5 candidatos por vaga para a 2ª fase que é a entrevista.

O programa da prova de conhecimento específico será fornecido pelo responsável da Área de Concentração junto à Comissão de Pós-Graduação em Clínica Odontológica.

Os exames de seleção deverão ser realizados no mês de julho.

Os candidatos aprovados no exame de seleção, deverão matricular-se em época previamente designada pela Diretoria Acadêmica (DAC), na Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp, sito à Av. Limeira, 901 - Piracicaba-SP.


Critérios de Seleção

Os candidatos que passarem para a segunda fase serão classificados através da média final obtida entre as notas da primeira e segunda fase e serão selecionados de acordo com o número de vagas de cada área, seguindo-se o critério da maior média para a menor.


Admissão

Serão admitidos os alunos selecionados relacionados por ordem de classificação até o número máximo de vagas existentes.


Vagas

O número de vagas dependerá da disponibilidade de orientadores e serão anunciadas através da Internet na época da inscrição.


Orientação

Será indicado pela Coordenadoria do Programa, um Orientador de programa e de pesquisa para cada aluno, podendo, eventualmente, estas orientações contar com a participação de co-orientadores.

Recomenda-se que cada orientador não supervisione mais do que 5 alunos concomitantemente.


Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação para o Curso de Mestrado e para o Curso de Doutorado será a Pré-defesa do trabalho de Dissertação ou Tese, que deverá ser realizado ao final do desenvolvimento do  projeto de Dissertação/Tese e do cumprimento dos créditos. Deverá ser realizado no máximo 6 meses e no mínimo 50 dias antes da defesa da Dissertação/Tese.

Para o Exame de Qualificação o orientador encaminhará à Sub-Comissão do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica (SCPG-CO) a sugestão de nomes que comporão a Comissão Julgadora, e esta indicará uma Comissão Julgadora, da qual o orientador não participará. A Comissão Julgadora será composta por quatro (4) membros, sendo três (3) titulares e um (1) suplente. Dentre os titulares, um membro deverá ser da FOP/Unicamp, sendo que o suplente deverá também pertencer à FOP/Unicamp. A Presidência será conduzida pelo Professor da FOP/Unicamp com maior titulação, ou mais tempo de titulação. Para a realização do Exame de Qualificação, um exemplar do trabalho de Dissertação/Tese, deverá ser enviado a todos os membros da Comissão Julgadora no prazo máximo de duas semanas antes da data de realização do referido exame, entregues na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica (PPGCO).

O Presidente dirigirá os trabalhos de avaliação, informando que o candidato terá no máximo 30 minutos para expor oralmente o seu trabalho de Dissertação/Tese. Posteriormente a esta apresentação, os membros da Comissão Julgadora farão a argüição do(a) candidato(a), sendo que cada professor disporá de máximo vinte (20) minutos para fazer suas considerações e/ou questionamentos, e disporá de igual tempo o candidato(a) para proceder as respostas. Em caso de acordo sobre a realização da argüição na forma de diálogo, os tempos poderão ser somados, sendo que cada professor poderá dialogar com o candidato(a) por 40 minutos.

Ao final do exame, a Comissão Julgadora deverá emitir um dos conceitos: A – Aprovado; B – Reprovado, com direito a uma única repetição do exame, em prazo nunca superior a seis (6) meses.


Requisitos para defesa da Dissertação/Tese

  • Aprovação no Exame de Qualificação.
  • Aprovação na Avaliação de Língua Estrangeira, realizada no momento do exame de seleção.
  • Obtenção do número de créditos em disciplinas aprovadas. Atendendo as normas estabelecidas no Regimento de Pós-Graduação da FOP, o aluno deverá completar um mínimo de 56 créditos em disciplinas.
  • Independente do formato de apresentação da Dissertação/Tese, se tradicional ou alternativa, o artigo a ser enviado para publicação poderá versar sobre assunto diverso ao do trabalho de Dissertação/Tese.

Requisitos para obtenção do título de Mestre ou Doutor

Aprovação na Defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado.


Candidatos Estrangeiros

O Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica aceita candidatos estrangeiros de duas formas:

  1. Através de exame de seleção, concorrendo a uma vaga com os demais candidatos inscritos, estrangeiros ou não;
  2. Aluno aprovado para bolsa no processo PEC-PG. Para obtenção da carta de aceite necessária para o Programa PEC-PG, o solicitante deverá apresentar a solicitação indicando por escrito (e-mail) o Programa e a Área de concentração de interesse, com o currículo anexo. Uma vez de posse da carta de aceite do docente, o solicitante, no prazo estabelecido para inscrição no processo seletivo, deverá fazer sua inscrição. O aceite para a matrícula está condicionado ao solicitante ter conseguido a bolsa PEC-PG. O candidato deverá consultar edital PEC-PG vigente no site da CAPES e/ou CNPQ.

 

Avaliação e Reconhecimento

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Clínica Odontológica receberam nota 7 na avaliação CAPES referente ao quadriênio 2013/2016, e foram reconhecidos pela Portaria MEC 1077, de 31/08/2012.