Menu

.

FOP-Unicamp

CEP - Comitê de Ética em Pesquisa

A+ A A-

Comitê de Ética em Pesquisa

Prezados pesquisadores, informamos que o CEP/FOP estará em funcionamento remoto durante o período da pandemia de COVID-19 e as atividades presenciais estão temporariamente suspensas. Todas as demais atividades, exceto o atendimento presencial, seguem normais, incluindo o cronograma de reuniões disponibilizado nesta página e a tramitação dos protocolos. Em caso de dúvidas entrem em contato por e-mail (cep@fop.unicamp.br) ou por telefone/Whatsapp (19-981557278). O CEP-FOP também atende em sistema de videoconferência (Google Meet ou Zoom) com agendamento prévio por e-mail ou whatsapp.

Caro visitante,

Este portal foi criado para facilitar a interação entre o CEP-FOP, pesquisadores, relatores, voluntários de pesquisa e comunidade em geral. Esperamos que o mesmo seja útil e supra suas necessidades. Sinta-se à vontade para deixar sugestões e fazer perguntas. Se você é pesquisador e pretende enviar um protocolo de pesquisa para avaliação no CEP-FOP, sugerimos a leitura dos arquivos em "sugestões aos pesquisadores", disponíveis no link no canto superior direito da tela. Diversos formulários e modelos estão disponíveis neste site. Em caso de dúvida, consulte o CEP-FOP, que dispõe de períodos para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre a montagem do protocolo (agendamento com a secretaria). O CEP-FOP também oferece cursos teóricos e práticos sobre aspectos éticos em pesquisa.

O CEP-FOP existe desde 1997 e é composto por colegiado multidisciplinar e independente, cuja missão primária é salvaguardar os direitos dos participantes de pesquisa, colaborando para que seu bem estar e dignidade sejam preservados. Além disso, o CEP-FOP contribui para a melhoria qualitativa das pesquisas e para o questionamento das mesmas enquanto instrumento de desenvolvimento humano e social. O CEP-FOP tem ainda papel educativo oferecendo cursos, palestras e esclarecimentos, pessoalmente ou por e-mail, assegurando a atualização continuada dos pesquisadores e promovendo o debate de aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade.