uec fopFaculdade de Odontologia de Piracicaba

Coordenadoria de Pós-Graduação

Mestrado Profissionalizante Odontologia em Saúde Coletiva - Ingresso no 2º Semestre de 2012

Processo Seletivo para Ingresso no 2º Semestre/2012

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA - MESTRADO PROFISSIONAL

Prof. Dr. Antonio Carlos Pereira

Conceito CAPES: 5

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

Este curso é voltado a formar profissionais habilitados a exercer funções de administração em serviço público e qualificar recursos humanos para as áreas de docência e pesquisa.

Ministrar conhecimento e ajudar na formação de massa crítica de profissionais, advindos das esferas pública e privada, capazes de planejar ações de caráter coletivo, formando corpo docente qualificado para exercer funções de ensino, pesquisa e extensão.

Nível

Mestrado Profissionalizante

Perfil dos Alunos para Mestrado e Doutorado

Serão admitidos profissionais de nível superior da área de saúde, que tenham realizado curso reconhecido pelo Ministério da Educação.

Grupos/Linhas de Pesquisa

• Políticas e Gestão em Saúde
  • Epidemiologia em Saúde
  • Métodos de Prevenção em Odontologia
  • Educação e Saúde

• Prof. Dr. Antonio Carlos Pereira
  • Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz
  • Prof. Dr. Eduardo Hebling
  • Profa. Dra. Gláucia Maria Bovi Ambrosano
  • Profa. Dra. Rosana de Fátima Possobon
  • Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury
  • Prof. Dr. Marcelo de Castro Meneghim
  • Prof. Dr. Maria da Luz Rosário de Souza
  • Prof. Dr. Fábio Luiz Mialhe
  • Profa Dra Karine Laura Cortellazzi
  • Profa Dra Luciane Miranda Guerra

Requisitos Básicos para Admissão do Candidato

Os classificados no exame de seleção serão admitidos em função da disponibilidade do orientador. Os candidatos deverão disponibilizar 3 dias por semana para o desenvolvimento das atividades do curso (segunda, terça e quarta ou quarta, quinta e sexta).

Informações adicionais: Os alunos farão atividades práticas de gestão e clínica em 6 Unidades de Saúde, sendo disponibilizados 2 dias (segunda/terça ou quinta/sexta) sendo a quarta-feira comprometida com as disciplinas formais acadêmicas. Os alunos que farão atividades nas USFs de Piracicaba receberão uma ajuda de custo de 750 reais/mês. Serão aceitos profissionais de todas as áreas da saúde, sendo que as atividades não necessariamente precisarão ser desenvolvidas na cidade de Piracicaba.

Início das aulas: 1ª semana de agosto de 2012.

Número mínimo de vagas

• Mestrado Profissional: 12

Período de Inscrição

De 14 de maio a 29 de junho de 2012, das 13h30min às 17h30min.

Local:

Secretaria da Coordenadoria de Pós-Graduação. Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), Av. Limeira, 901, Piracicaba-SP.

A inscrição poderá ser feita via correio (tipo SEDEX ou empresas similares), sendo consideradas as inscrições com data de postagem até 29 de junho de 2012, considerando ainda que a chegada da documentação à secretaria de Pós-Graduação obrigatoriamente deve ocorrer até o dia 05 de julho de 2012.

Endereço de Correspondência:

Coordenadoria de Pós-Graduação da FOP/UNICAMP
Av. Limeira, 901, Bairro Areião, CP 52
Piracicaba/SP – CEP 13414-903

Documentos para Inscrição no Processo Seletivo

• Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado;
  • 01 Fotografia 3x4, recente, constando o nome do candidato no verso;
  • Currículo vitae (conforme modelo no final deste documento).

OBS: A inscrição do candidato somente será efetivada mediante o envio de toda a documentação solicitada.

Bibliografia

• Pereira, A.C. e colaboradores. Tratado de Saúde Coletiva em Odontologia. Editora Napoleão, Nova Odessa, 2009.
  • Gastão, W.S.C. et al. Tratado de Saúde Coletiva. Editora Fiocruz, 1ª reimpressão, 2009.

Data, Horário e Local das Provas

05/07/2012 às 09h00 - Prova Escrita

06/07/2012 às 09h00 - Entrevista e Anpálise de Currículo

Local: Sala de Seminários do Departamento de Odontologia Social FOP/Unicamp

Resultado Final

09/07/2012 - Local: Coordenadoria de Pós-Graduação da FOP/UNICAMP e no site: www.fop.unicamp.br/cpg em Exames de Seleção/Resultados.

Critérios para Seleção

O Processo de seleção dos candidatos será feita através de:

• Prova Teórica;
  • Entrevista do candidato com a Comissão Examinadora;
  • Análise de Curriculum Vitae;

Forma de Avaliação

Os candidatos se submeterão a uma prova teórica de questões abertas ou múltipla escolha com peso 1. Aqueles que alcançarem a nota mínima 5, passarão para a próxima fase, ou seja a entrevista, onde os candidatos serão questionados sobre sua relação de trabalho na área de Saúde Coletiva e interesse em pesquisa (peso 1). Todos os candidatos que realizaram a entrevista terão seus currículos Vitae analisados (peso 1). As notas de 0 a 10 em todas as fases de avaliação serão somadas e divididas por 3. O número de selecionados será finalmente definido baseado na disponibilidade dos orientadores.

MODELO DE CURRICULUM VITAE a ser apresentado na inscrição do processo seletivo

I . Identificação
II. Titulação
III. Cursos assistidos, simpósios, congressos, reuniões científicas, etc. (apenas aqueles relacionados com a área de opção do programa)