Menu

.

FOP-Unicamp

Coordenadoria de Pós-Graduação

logo facebook

PED - Programa de Estágio Docente - Inscrição para o 1º semestre 2020

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DE ESTÁGIO DOCENTE - PED - FOP/UNICAMP - Deliberação da Congregação nº 131/2019

ATENÇÃO - NOVA FORMA DE INSCRIÇÃO

Consulta das disciplinas que serão oferecidas na Graduação no 1º Semestre/2020

CALENDÁRIO PARA PARTICIPAÇÃO NO PED NO 1º SEMESTRE DE 2020

06 a 08/11/2019 - Inscrição dos candidatos ao estágio, que atendam todas exigências pré-estabelecidas no Projeto PED/FOP. Cada aluno poderá se inscrever em apenas uma disciplina. Não serão aceitas na DAC matrículas (horário e dia da semana) no PED – Graduação, que coincida com disciplinas (horário e dia da semana) na Pós-Graduação. Nesse caso, o PED será cancelado, sem substituição. 

IMPORTANTE: A Comissão do PED seleciona os alunos para receber a bolsa com base nos critérios estabelecidos neste documento em Seleção dos estagiários. Além da avaliação pela Comissão do PED da FOP, este projeto também é analisado por uma Comissão da PRPG. 

Calendário:

Inscrições - 06/11 a 08/11/2019

Avaliação dos Projetos - 11/11 a 14/11/2019

Atuação no sistema por parte do Supervisor - 18/11 a 21/11/2019

Aceite da inscrição por parte do Aluno - 18/11 a 22/11/2019

Aceite do Orientador - 18/11 a 25/11/2019 

Consulte o Projeto PED da FOP aqui.


INSTRUÇÕES DE INSCRIÇÃO - NOVO

Os alunos interessados em participar do PED com auxílio financeiro ou voluntariamente, deverão fazer a inscrição no período estabelecido no site da DAC em Estudantes - SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) - PED - Inscrição.

No campo OBSERVAÇÕES acrescentar obrigatoriamente:

1. Docente Supervisor;

2. Descrição das atividades que pretende desenvolver.

Somente inscrições com todas as informações no campo das Observações serão aceitas.


Número e Valor do Auxílio Financeiro

  • PED C – Total de 45 cotas distribuídas entre os Programas de PG proporcionalmente ao número de docentes permanentes, podendo haver redistribuição a cada semestre.
    Valor: R$ 550,00

NORMAS PARA A INSCRIÇÃO

O aluno poderá participar do PED somente sob a supervisão de docente credenciado no Programa o qual o aluno está matriculado.

Não serão aceitas na Diretoria Acadêmica da UNICAMP matrículas (horário e dia da semana) do Estágio Docente na graduação que coincida com disciplinas (horário e dia da semana) na pós-graduação. 


SELEÇÃO DAS DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO

Serão consideradas para a inscrição de candidatos todas as disciplinas de graduação obrigatórias aos alunos, sendo que as optativas ao currículo não farão parte do processo de seleção de alunos. As disciplinas poderão ter caráter teórico, teórico/prático e prático. Todas as disciplinas poderão receber candidatos do PED, desde que respeitada a distribuição da carga didática disponível para cada docente.


DURAÇÃO DAS ATIVIDADES

Grupo C

  • Cada vez, por um prazo de 1 (um) período letivo regular, podendo ser exercido por até 2 (dois) semestres para alunos de mestrado.
  • Cada vez, por um prazo de 1 (um) período letivo regular, podendo ser exercido por até 3 (três) semestres para alunos de doutorado.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA BOLSISTAS DA CAPES

Alunos com bolsa Capes deverão obrigatoriamente participar do Estágio Docente (Portaria Capes Nº 76 de 14/04/2010, artigo 18) no âmbito deste Programa.


SELEÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS

A seleção se baseará nos seguintes critérios:

• Análise e avaliação do Projeto de Participação na Disciplina apresentado pelo aluno, a ser ministrada no semestre letivo seguinte;

• Análise e avaliação do Curriculum modelo Lattes-CNPq;

• Coeficiente de Rendimento – CR.


ORDEM DE PRIORIDADE

Deverão ser respeitados além dos critérios para o PED os descriminados abaixo:

  • Cada área poderá ter no máximo 01 bolsista PED por semestre, por disciplina ministrada na graduação. Em caso de sobra de cota de bolsa e atendido os critérios específicos, poderá haver mais de 01 bolsista por área na mesma disciplina; 
  • Cada orientador poderá ter no máximo 01 bolsista PED por semestre. Em caso de sobra de cota de bolsa e atendido os critérios anteriores, um orientador poderá ter mais de 01 bolsista no mesmo semestre;
  • Apenas alunos supervisionados por Docentes Ativos da Unicamp e Credenciados como Permanente em Programa de PG poderão participar do PED como bolsistas;
  • Para seleção de discentes com auxílio financeiro do Programa PED, será priorizado os discentes que não apresentarem vencimentos decorrentes de vínculos empregatícios.

As propostas de alunos que excederem as cotas disponíveis poderão ser implementadas como PED voluntário, desde que o aluno manifeste o interesse em desenvolver o estágio sem remuneração.

O supervisor que tiver sua proposta implementada terá como atribuição o acompanhamento do estágio, tanto no que se refere ao cumprimento do plano de trabalho, quanto ao desempenho do estagiário.


AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ESTAGIÁRIOS

A avaliação das atividades dos estagiários será feita pela Comissão Coordenadora do PED, com base no relatório final do estágio e das fichas de avaliação discente. A Comissão do PED deverá emitir um relatório final das atividades do PED naquele semestre e propor ações para aperfeiçoamento do Programa. O relatório final deverá ser feito em formulário específico e padrão. 


Resolução GR 048/2018

Última modificação emTerça, 05 Novembro 2019 11:29
voltar ao topo