CMI – Centro de Microscopia e Imagens

Histórico

A criação do Centro de Microscopia e Imagem (CMI) foi oficializada na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) em 2013. Porém, os primeiros atendimentos com caráter multiusuário ocorreram em 1973 com a aquisição do Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) EM-10 Zeiss, que operou por quase 40 anos. Em 1999, o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) JSM 5600 Lv JEOL foi adquirido com um Projeto Multiusuário-FAPESP e passou a funcionar com o MET. Outros equipamentos como o Microscópio Confocal de Varredura à Laser TCS SP5 LEICA e o Microtomógrafo ScySCAN também foram adquiridos, respectivamente, em 2010 e 2011 com Projetos Multiusuário financiados pela FAPESP, e, em 2011/2012 o Microscópio Eletrônico de Transmissão JEM 1400 JEOL foi adquirido através do Projeto CAPES/UNICAMP pelo CMI.

O CMI é tipicamente multidisciplinar e foi idealizado com o objetivo de abrigar equipamentos de alta tecnologia em microscopia e imagem, além de possibilitar aumento em publicações de alto impacto na área de microscopia tanto para a Odontologia como para outras áreas das Ciências Biológicas e Exatas. Ele está disponível aos usuários de todos os departamentos da FOP e de outras Universidades do Brasil e do exterior.

Atualmente os equipamentos disponíveis no CMI são o MET; MEV equipado com microanálise de Raio X; Microscópio Confocal com Varredura à Laser; Microscópio equipado com filtros de Polarização e Câmera Digital com sistema para captura de imagens; Microtomógrafo e Microscópio de luz equipado com Sistema Multiobservador. Adicionalmente, existe um Laboratório de Preparo de Amostras para Microscopia Eletrônica de Transmissão e Varredura com todos os recursos necessários ao preparo das amostras.

O CMI mantém suas características de uso compartilhado e para garantir seu bom funcionamento foi inserido na Área de Prestação de Serviço de Pequena Monta (APSPM), gerenciada pela FUNCAMP (Fundação da Universidade de Campinas). Os valores arrecadados com o uso dos equipamentos do CMI são utilizados para custear manutenções, pequenos reparos de equipamentos e na aquisição de insumos para o processamento de amostras.