Programa multiusuário: Laboratório de patologia digital através do uso do escaneador de lâminas histológicas (Aperio Scanscope CS)
NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DO ESCANEADOR DE LÂMINAS APERIO SCANSCOPE CS
- Pesquisador responsável:
Prof. Dr. Pablo Agustin Vargas
Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP
Av. Limeira, No. 901, Areão, 13414-903
Piracicaba/SP Brasil.
Contato: (19) 2106 5315
e-Mail: pavargas@unicamp.br - Comitê de Usuários:
Prof. Luiz Alcino – lagueiros@gmail.com
Prof. Bruno Benevenuto – augustodelima33@hotmail.com
DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO
- Escaneador de lâminas histológicas Aperio Scanscope CS.
- Instalação em Junho de 2011 no Departamento de Diagnóstico Oral (Patologia e Semiologia) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP.
- Capacidade de escaneamento: 5 lâminas sequenciais por vez.
- Software de visualização: ImageScope.
- Software de gerenciamento: Aperio Spectrum Plus 5.
- Softwares de análises: PixelCount V9; Nuclear V9; Membrane V9; Microvessel analysis V1; TMALab.
PLANO DE GESTÃO
- O equipamento está disponível para os pesquisadores da UNICAMP, bem como para pesquisadores de outras instituições.
- Para formalizar a utilização do equipamento, os usuários deverão enviar um e-mail para um dos membros do Comitê Gestor por meio dos endereços felipepfonseca@hotmail.com (Prof. Dr. Felipe Paiva Fonseca) ou alanroger@fop.unicamp.br (Prof. Dr. Alan Roger dos Santos Silva) contendo as seguintes informações:
a) Número de lâminas que deverão ser digitalizadas;
b) Tipo de coloração utilizada em cada lâmina (HE, imunoistoquímica, colorações especiais, etc);
c) Diagnóstico ou descrição microscópica de cada caso enviado para digitalização;
d) Resumo do projeto ao qual as lâminas estão associadas;
e) Nome, filiação e contato do pesquisador responsável pelas lâminas. - O escaneamento será agendado e o pesquisador interessado poderá:
a) Enviar as lâminas via correios para o Comitê Gestor para que suas amostras sejam digitalizadas; ou
b) Comparecer na data agendada para acompanhar o processo de digitalização junto com um dos membros do Comitê Gestor. - Nota 1: Os usuários não poderão realizar as digitalizações de forma independente.
- Nota 2: O Departamento de Diagnóstico Oral (Patologia e Semiologia) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP não se responsabiliza e não fornecerá nenhum material de consumo necessário para a preparação das lâminas de vidro, as quais já deverão ser levadas prontas para digitalização.
- Nota 3: O usuário deverá levar um HD externo com amplo espaço de memória disponível para que possa salvar os arquivos digitais gerados. Lembramos que enquanto maior for o corte histológico digitalizado, maior será o tamanho do arquivo svs. gerado.
- Nota 4: Os usuários que optarem por enviar o HD e as lâminas de vidro via correios, deverão se responsabilizar pelos custos de envio do material de volta para os usuários. Desta forma, o HD (com as laminas digitais salvas) e as lâminas de vidro originais serão postados pelo serviço “a cobrar” dos correios.
- Nota 5: Instruções de uso e interpretação dos arquivos digitais gerados após o escaneamento serão providenciadas pelo Comitê Gestor ao término do escaneamento.