PPG-BBD – Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental

Coordenador

Profa. Dra. Ana Cláudia Rossi
E-Mail do Coordenador: anarossi@unicamp.br

O início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental ocorreu com o curso de mestrado em 1974 e doutorado em 1983. Nesta época o programa intitulava-se Programa de Pós-Graduação em Biologia e Patologia Buco-Dental e era integrado pelas áreas de concentração: Histologia, Anatomia, Microbiologia, Bioquímica e Patologia. Posteriormente, houve reestruturação, recebendo a atual denominação, Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental. As áreas de concentração que o compõe são Histologia, Anatomia, Microbiologia e Odontologia Legal. O corpo discente é constituído não apenas por cirurgiões-dentistas, mas também, por biólogos, médicos, farmacêuticos, educadores físicos, fisioterapeutas entre outros profissionais de áreas afins. O Programa recebeu nas últimas três avaliações CAPES (2004, 2007, 2010) conceito 5 destinado a Programas que demonstram consolidação em ensino e pesquisa. Assim, podemos oferecer ao pós-graduando a visão real e atual de docência e pesquisa, com a finalidade de prepará-los para a carreira docente e de pesquisador, formando futuros orientadores bem como professores universitários de expressão.

Código Capes
33003033001P3

CPG Capes 5

Corpo Docente / Discentes

LINHAS DE PESQUISA

HISTOLOGIA

  • ALTERAÇÕES GENÉTICAS E EPIGENÉTICAS DOS TECIDOS BUCAIS
    A finalidade dos estudos associados a esta linha de pesquisa é a análise e busca por marcadores moleculares que possam predizer associação à suscetibilidade e/ou a severidade de doenças, como, periodontite e alterações da ATM. Também, avaliar a influência destas doenças inflamatórias nas modificações químicas do genoma das células.
  • HISTOFISIOLOGIA DOS TECIDOS BUCAIS
    Estudar a expressão das proteínas e genes de componentes da matriz extracelular em tecidos bucais, em processos normais e patológicos. Também, estudar o metabolismo do ligamento periodontal, tecidos peridentais e erupção dentária.
  • PROCESSOS REGENERATIVOS E BIOENGENHARIA DOS TECIDOS BUCAIS
    Estudar a fisiopatologia do tecido ósseo por meio de modelos em animais de reparo ósseo e doença periodontal. Também, investigar a ação anabólica do hormônio PTH em tecidos mineralizados.
  • FERRAMENTAS DE BIOLOGIA COMPUTACIONAL E BIOLOGIA BUCO-DENTAL
    Esta linha de pesquisa visa gerar conhecimento e repostas sobre questões associadas a biologia buco-dental utilizando ferramentas de bioinformática na análise de seqüências genômicas de DNA e técnicas de biologia molecular complementares.

ANATOMIA

  • BIOMECÂNICA DO CRÂNIO
    Avaliação das tensões e trações no esqueleto cefálico, ação ortodôntica, dissipação de tensões mastigatórias.
  • COMPORTAMENTO CINESIOLÓGICO E MORFOFUNCIONAL DOS SISTEMAS MUSCULAR E ESQUELÉTICO
    Realizar estudos de eletromiografia, eletrocinesiologia e ultrassonagrafia em músculos ligados à mastigação, deglutição, fonação e postura corporal, investigando a presença de sinais e sintomas que identifiquem patologias musculo-articulares, e propor terapêuticas para os problemas encontrados.

MICROBIOLOGIA

  • ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE PLANTAS CONTRA LEVEDURAS E MICRORGANISMOS BUCAIS
    Analisar o potencial antimicrobiano de extratos de plantas que possam contribuir na terapia das infecções que acometem a cavidade bucal.
  • ESTUDOS GENÉTICOS E MOLECULARES DE FATORES DE VIRULÊNCIA E CRESCIMENTO EM BIOFILMES DE MICRORGANISMOS BUCAIS
    Analisar de forma avançada, utilizando ferramentas de biologia molecular, os fatores de virulência que podem interferir com a colonização e o crescimento dos biofilmes bucais.
  • DETERMINAÇÃO DE PADRÕES DE TRANSMISSÃO, COLONIZAÇÃO E INFECÇÃO POR ESPÉCIES OU FILOTIPOS MICROBIANOS BUCAIS ATRAVÉS DE TÉCNICAS MOLECULARES E DE CULTIVO
    Analisar utilizando diversas ferramentas, incluindo biologia molecular, os eventos de transmissão e colonização dos tecidos buco-dentais pelas espécies bacterianas mais encontradas nestes tecidos.
  • ANÁLISE DOS MECANISMOS DA FORMAÇÃO DOS BIOFILMES BACTERIANOS E SEU CONTROLE
    Compreender, de forma avançada, os mecanismos envolvidos na formação e crescimento dos biofilmes bucais bacterianos, com foco em espécies comensais de Streptococcus, Streptococcus mutans e espécies anaeróbias estritas e a procura de alternativas que controlem o desenvolvimento dessas comunidades.
  • ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ENTRE CÉLULAS MICROBIANAS E HOSPEDEIRO
    Analisar in vitro e in vivo a interação entre células microbianas e células eucarióticas utilizando ferramentas de biologia molecular, identificando mecanismos de escape e vias de resposta imunológica.

ODONTOLOGIA LEGAL

  • IDENTIFICAÇÃO HUMANA, TRAUMATOLOGIA, NECROPSIA, TANATOLOGIA e TOXICOLOGIA FORENSE DE INTERESSE EM ODONTOLOGIA LEGAL
    Estudo das energias lesivas e seus efeitos, objetivando-se a natureza e as conseqüências jurídicas dos danos, alcançando todos os tipos de acidente, também no trabalho, morte súbita e morte suspeita de um modo geral.

Disciplinas

Contato

E-mail do Programa: pbbd@unicamp.br
E-Mail do Coordenador: anarossi@unicamp.br

Correspondência:
Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental
Av. Limeira, nº 901 – Bairro Areião – CP 52
Piracicaba – SP – Cep.: 13414-903